Pplware

Microsoft está a desenvolver um Surface com painéis solares

A gama Surface tem sido um dos maiores sucessos da divisão de hardware da Microsoft. Após várias gerações com diversas melhorias, a empresa de Redmond está a desenvolver um computador híbrido com painel solar.

Este dispositivo da gama Surface poderá chegar no futuro ao mercado, representando assim um conceito disruptivo e inovador perante a oferta atual.


A Microsoft é naturalmente uma empresa reconhecida pelo seu software. No entanto, a empresa co-fundada por Bill Gates investe igualmente em hardware. Nos últimos anos, tem tido na gama Surface um dos seus maiores sucessos neste segmento de mercado.

Nos modelos desta gama, o Surface Pro foi o primeiro e continua a ser o mais emblemático. Eleva o conceito de computador híbrido para um nível premium e por isso é uma das referências junto dos consumidores.

Recentemente, por intermédio de uma patente, ficamos a saber que a Microsoft planeia incorporar um painel solar neste dispositivo… Com que objetivo?

Patente mostra Surface com painel solar incorporado no Kickstand

A patente em questão com o título “Mobile device cover with integrated solar panel” foi submetida pela Microsoft já em outubro de 2018, mas só recentemente foi publicada.

Segundo o que pode ser visto nas ilustrações, o plano da Microsoft passa por colocar um conjunto de painéis solares no Kickstand do Surface de modo a alimentar o computador híbrido. Não obstante, trata-se de um suporte especial, parecendo inclusivamente ser um acessório.

A capa de um dispositivo móvel inclui painéis solares e um teclado integrado. Os painéis solares estão posicionados num suporte da capa e o ângulo desse suporte associado aos painéis solares pode ser alterado de modo a maximizar a entrada de uma fonte de luz. A capa pode ser assim usada para fornecer energia ao teclado e ao dispositivo móvel enquanto estiver em uso.

Na descrição da patente, traduzida acima, dá para perceber perfeitamente o objetivo da empresa de Redmond com esta tecnologia. A energia absorvida pelos painéis solar incorporados no Kickstand poderá ser usada tanto para o teclado, como para o próprio Surface.

Naturalmente, a primeira questão que se levanta está relacionada com a potência gerada pelo painel solar que seria, à partida, insuficiente para alimentar o Surface. No entanto, a Microsoft pode pretender apenas ter uma fonte extra de energia… Aguardemos pelos futuros computadores híbridos da empresa de Redmond, que poderão recorrer a esta tecnologia!

Microsoft vai trazer novidade importante para os drivers no Windows 10

Exit mobile version