Pplware

Futuro incerto? A Microsoft mudou a Cortana para a sua loja de aplicações

As assistentes virtuais estão a ganhar terreno e a ser cada vez mais essenciais. Os utilizadores passaram a depender delas para as ações mais básicas e que são repetitivas.

A Microsoft entrou neste terreno com a Cortana e integrou-a no Windows 10. Esta parece agora estar a mudar-se para a sua loja de aplicações, para garantir muito mais.


Este movimento que a Microsoft inesperadamente garantiu à Cortana segue o que já fez com outras das suas aplicações nativas do Windows 10. Deixam de estar agregados exclusivamente ao sistema e passam a estar na loja de aplicações da empresa.

A mudança da Cortana para a loja da Microsoft

Ao mudar a sua assistente para este novo local, a Microsoft garante uma mudança importante para breve. O primeiro é que deixa de estar dependente do Windows 10 para ser instalado. Assim, apenas os utilizadores que querem mesmo a Cortana a vão instalar.

Em segundo lugar, a Cortana fica independente do sistema para que possa receber atualizações. Estas vão ser fluídas e periódicas, sem a intervenção do utilizador. A própria loja da Microsoft tratará de instalar as novidades

anterior próxima

Esta assistente virtual vai sair do Windows 10

Por agora a Cortana está já na loja, mas ainda tem a etiqueta de Beta. Isto significa que vai continuar a ser desenvolvida pela Microsoft até que esteja estável. Após isso espera-seque seja removida do Windows 10 e fique apenas ali presente.

A aposta da Microsoft na Cortana tem sido elevada. Esta assistente segue a mesma linha das suas concorrentes, mas tem a vantagem de estar presente em muitas mais plataformas. Desta forma tem um público muito mais alargado.

Não se sabe se a mudança agora feita será para libertar os utilizadores do Windows 10 e dar a possibilidade de escolher qual usar. A proximidade da Alexa é cada vez maior e isso pode ser um fator importante.

Exit mobile version