Pplware

Microsoft acabou com cópia automática do registo de sistema no Windows 10

O registo de sistema do Windows é um dos pontos mais sensíveis e ao mesmo tempo um dos mais importantes deste sistema. É por isso importante que este seja protegido e com cópias periódicas.

A Microsoft tratava deste processo de forma automática e sistemática. O problema é que com  uma das recentes  versões do Windows 10 este processo terminou, sem que a Microsoft o tivesse anunciado.


Apesar da maioria dos utilizadores não o saber, a Microsoft tinha no Windows 10 um mecanismo que a cada novo arranque fazia cópias de segurança do registo de sistema do Windows. Este processo garantia aos utilizadores uma forma de contornar problemas que muitas vezes surgiam.

Uma mudança muito grande trazida pela Microsoft

Com a chegada da atualização de abril de 2018, a build 1803, este cenário mudou. O processo de cópias continua a existir, mas o retorno são apenas ficheiros vazios. Segundo a Microsoft, esta mudança surgiu apenas para garantir uma diminuição do espaço de disco ocupado.

Apesar de não ser algo lógico, esta posição tem um problema ainda maior. A Microsoft não reportou esta mudança aos utilizadores, que continuavam a confiar e a depender deste processo para ter as suas cópias garantidas. Apenas o revelou num documento de suporte publicado recentemente.

A prova de que este este processo está mesmo terminado é simples. Basta aceder à pasta \Windows\System32\config\RegBack e verificar o tamanho dos ficheiros presentes. Estes devem estar com um tamanho declarado de 0 kb.

Reativar as cópias do registo de sistema no Windows 10

Apesar desta mudança, a Microsoft tem uma alternativa. Bastará aceder no editor de registo à entrada HKLM\System\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Configuration Manager\. Ai deve criar a chave EnablePeriodicBackup, do tipo Dword (32-bit), e dar-lhe o valor 1. Ao reiniciar a máquina o processo de backup é reiniciado.

Esta é uma mudança muito importante e que deveria ter sido comunicada aos utilizadores. Estes apenas dariam pela alteração no pior dos momentos, ou seja, quando precisassem da copia de segurança.

Exit mobile version