Pplware

Microsoft continua a atacar o browser Chrome

O Google Chrome é actuamente o browser mais popular de acordo com o site StatCounter. Em anos passados a Microsoft conseguiu que o IE fosse um dos browsers mais usados mas agora a aposta é no Edge que, segundo a empresa, é mais rápido e seguro que o seu concorrente.

Mas se um dos pontos forte do Chrome são as extensões, porque não convertê-las para o Edge?

A Microsoft lançou recentemente a ferramenta Microsoft Edge Extension Toolkit que, segundo a empresa, permite aos programadores converter rapidamente uma extensão criada para o Chrome para o Edge.

This toolkit allows developers to convert a Chrome extension to run on Microsoft Edge in the Windows 10 Anniversary Update (14393.10) edition. The tool creates the necessary JSON manifest entries and bridges the chrome. *APIs to the browser.*

APIs supported on Microsoft Edge, polyfiling where necessary.

De salientar que as extensões criadas apenas funcionam no “novo” Microsoft Edge que está disponível com a actualização de aniversário do Windows 10.

Actualmente há já um conjunto de extensões com suporte para o Edge, incluindo o AdBlock, AdBlock Plus, LastPass, Amazon Assistant, Office Online, Pin It Button e Evernote Web Clipper…entre outras.

Para quem nunca experimentou extensões no Edge, pode ver aqui com instalar, activar e gerir as mesmas. Este é mais um passo da Microsoft na tentativa de dotar o seu novo browser das melhores ferramentas. O desafio em ser o melhor browser continua e digamos que a Microsoft está no bom caminho.Não esquecer que a Microsoft até já “acusou” o Chrome de afectar a autonomia das baterias dos portáteis.

Exit mobile version