Quem não se lembra do velho e inútil Clippy? Bom, seguramente quem o projetou tinha uma boa intenção para ele, mas o tempo mostrou que era desnecessário. A Microsoft uns anos mais tarde haveria de o remover do Microsoft Office. Contudo, há sempre quem ache que o inútil é útil.
Nesse sentido, Devran Uenal, programador, trouxe o “Clippit” de volta dos mortos para o macOS.
Clippit (conhecido como Clippy), um assistente nativo no Office 2000 / XP / 2003
Quem é do tempo em que nasceu e cresceu a informática moderna, lembra-se seguramente do fiel assistente Clippy que vinha no Microsoft Office. Este clip animado dava sugestões por vezes num modo inusitado, interrompendo mesmo o trabalho que estávamos a fazer.
Agora, o programador Devran Uenal trouxe o Clippy de volta dos mortos no macOS como um amigo do desktop. O projeto está disponível no Github, permitindo que o utilizador o adicione ao seu ambiente de trabalho como um pequeno lembrete animado.
No one asked for it, but I ported Clippy to macOS! 📎 https://t.co/stCTKtrigf 📎 pic.twitter.com/mf6UckPINv
— Cosmo — Devran Uenal (@maccosmo) September 4, 2019
Felizmente, o novo velho Clippit não tem essa capacidade de o interromper atualmente. O Clippit é atualmente apenas um personagem animada que fica no seu ambiente de trabalho e olha para o utilizador com um olhar ansioso. Pode clicar com o botão direito do rato no Clippy para selecionar uma animação e dá assim um pouco mais de vida ao personagem.
Atualmente a animação faz pouca coisa, contudo, a opção para adicionar sons ao Clippy está na lista de tarefas do programador. No entanto, a viver, que viva em silêncio, mais num momento nostálgico.