A Cortana é actualmente uma das mais avançadas e completas assistentes virtuais. Presente em vários sistemas, procura dar aos utilizadores respostas para as suas necessidades.
Algo que até agora era possível era a pesquisa pela Cortana em qualquer motor de pesquisa e por qualquer browser. Mas a Microsoft mudou de postura e passou a bloquear a Cortana ao seu ecossistema.
A nova medida da Microsoft para a Cortana, elimina todas as recentes modificações que eram possíveis e que permitiam a utilização de outros motores de pesquisa e de outros browsers para apresentar os resultados das pesquisas na Cortana. A partir de agora tudo fica limitado ao Bing e ao Edge, deixando de ser possível usar qualquer outro elemento que não estes.
As razões apresentadas pela Microsoft baseiam-se na necessidade de dar a melhor experiência aos utilizadores, personalizada e integrada no Windows 10.
the only way we can confidently deliver this personalized, end-to-end search experience is through the integration of Cortana, Microsoft Edge and Bing.
Em concreto, e não de uma forma declarada, a Microsoft acabou com a possibilidade de usar a Google e o Chrome para as pesquisas e para a visualização de resultados. Com uma simples alteração do Registo do Windows era possível fazer esta mudança.
Na verdade a posição da Microsoft não é diferente da que a própria Google e a Apple já usam nas suas assistentes virtuais, bloqueando-as aos seus produtos e aos seus motores de pesquisa.
A ideia da Microsoft é recolher estas pesquisas e dar aos utilizadores respostas contextualizadas com as suas procuras anteriores, conseguindo da mesma forma obter informação útil e importante sobre os utilizadores.