Quando a Microsoft lançou o Windows 10 Mobile, acabou por deixar de fora muitos dispositivos que se julgavam vir a poder instalar este sistema operativo.
Mesmo com esta falta de suporte, alguns conseguiram instalá-lo. Mas com a chegada da Actualização de Aniversário a Microsoft acabou por conseguir bloquear esta instalação e não permite que estes smartphones tenham acesso a ela.
Não foi claro o processo de disponibilização do Windows 10 Mobile aos utilizadores. Depois de várias vezes ter garantido que todos os dispositivos Lumia iriam receber a nova versão, a Microsoft acabou por recuar e apenas os que tinham pelo menos 1GB de RAM tiveram acesso ao novo sistema.
Todos os que ficaram de fora desta actualização conseguiram ter acesso ao Windows 10 Mobile através de um simples processo. Bastou que se registassem no programa Insider e de imediato a nova versão era instalada.
Mas o problema é que agora, com a chegada da nova versão do Windows 10 Mobile, a Microsoft voltou a mudar as regras e os utilizadores estão “presos” em versões mais antigas do sistema ou sem sequer conseguirem entrar para o programa Insider. Isto impede-os de terem acesso à actualização de Aniversário ou mesmo ao próprio Windows 10 Mobile.
Com esta alteração de peso, a Microsoft afasta de vez os equipamentos que, segundo a empresa, não têm capacidade de correr o Windows 10 Mobile e muito menos a nova versão Redstone 1 (Actualização de Aniversário).
Existem agora apenas duas soluções para os utilizadores destes equipamentos. Ou ficam na actual versão de testes do Windows 10 Mobile ou regridem e voltam à versão 8.1 do Windows Phone. Em qualquer dos casos, é garantido que não vão existir actualizações e que estes sistemas atingiram o máximo da sua vida útil de actualizações, indo por isso parar no tempo.
Todos os equipamentos que estão nestas condições já não são equipamentos recentes e, por isso, a Microsoft deverá estar a querer eliminá-los da sua cadeia de actualizações, garantido assim que o seu novo sistema operativo corre em máquinas mais recentes e que, por isso, consigam dar ao utilizador uma melhor experiência de utilização.