No evento realizado pela Microsoft, direccionado para a educação/ensino, a empresa acabou de anunciar o novo Windows 10 S. Com algumas novidades comparativamente ao Windows 10 tradicional, será este o novo concorrente do Chrome OS da Google?
Depois de alguns (pequenos) rumores, a Microsoft confirmou o novo Windows 10 S, que é sem dúvida um forte concorrente do Chrome OS da Google. De acordo com a Microsoft, esta nova versão do Windows ajudará a mudar o ensino/educação à escala mundial, sendo esta também uma das prioridades e contribuições da própria empresa de Redmond.
O novo Windows 10 S é o sucessor natural do Windows RT e apenas executará apps que se encontrem na Windows Store (será inclusive disponibilizada, em breve, uma versão completa do Office para esta versão). Desta forma, a Microsoft garante que este será um sistema ainda mais seguro, não havendo a necessidade de instalar apps fora da loja de aplicações da empresa.
O “S”, de Windows 10 S, é supostamente de simplicidade. Além disso esta nova versão do Windows 10 também não necessitará de qualquer hardware especial. O Windows 10 S poderá correr em qualquer máquina que tenha os requisitos para correr o tradicional Windows 10.
Se os utilizadores quiserem instalar apps fora da loja de aplicações, será possível mudar entre o Windows S e o Windows 10 (tradicional). Esta será a única forma de instalar apps fora da loja de aplicações da Microsoft.
O Windows 10 S será também a versão com melhor desempenho, comparativamente a outras versões Windows, oferecendo um arranque super rápido. Numa demonstração durante o evento, a Microsoft referiu que esta nova versão do Windows é 2x mais rápida a arrancar que a versão do Windows 10 tradicional.
O sistema operativo permite ainda que o professor crie uma instalação personalizada do Windows 10 S e, em seguida a execute em qualquer PC capaz de correr o Windows 10. Tudo isto em menos de 30 segundos e recorrendo apenas a uma Pen USB.
Ao contrário de outras versões do Windows, a Microsoft revela que a performance deste sistema será igual no primeiro e no último dia de escola.