A compra da Nokia pela Microsoft tinha uma ideia bem específica e que foi tratada nos últimos anos. Ganhar conhecimento e conseguir ter uma marca implantada no mercado de forma rápida.
Agora que este objectivo está cumprido, é hora da Microsoft avançar e aparentemente os primeiros passos estão já a ser tomados. A marca Lumia deve desaparecer muito em breve.
São várias as medidas que a Microsoft tem tomado nos últimos tempos e que dão como certo que os seus smartphones Lumia vão desaparecer, dando início a uma mudança que a Microsoft tinha anunciado há alguns meses.
Os Lumia desapareceram da página da Microsoft
O primeiro desses passos aconteceu na passada semana e, apesar de ser simples e pouco significativo, mostra bem da vontade da empresa em colocar para segundo plano esta sua marca de smartphones.
Ao acedermos à página norte americana da Microsoft deixámos de ter presentes qualquer referência aos Lumia e aos seus smartphones. Apenas dentro da loja da Microsoft é possível ter acesso aos equipamentos que comercializa. Esta medida estendeu-se a alguns outros sites oficiais da Microsoft.
As constantes baixas de preços dos Lumia
Como parte da estratégia da Microsoft, a oferta de smartphones é cada vez menor. A ideia da empresa é focar-se em telefones de gama mais alta, deixando os equipamentos mais baratos para outras marcas.
Mas mesmos os seus telefones que actualmente estão no mercado, os Lumia 650, 950 e 950XL, estão a ter descontos elevados e ofertas de acessórios, como a doca Continuum, dando a noção de que a Microsoft está interessada em escoar stocks e em recomeçar de novo a sua linha.
O interesse da Microsoft parece estar agora virado para o mercado empresarial, onde a empresa espera conseguir cativar com os seus equipamentos.
Os Lumia estão a desaparecer das lojas da Microsoft
O último ponto que sustenta esta ideia do fim dos Lumia vem de dentro da própria Microsoft. Segundo vários relatos, as lojas físicas da Microsoft deixaram de ter os Lumia em exposição e os próprios funcionários deixaram de dar informações sobre estes equipamentos.
Esta medida mostra que ou estão para chegar equipamentos novos ou a Microsoft tomou a tantas vezes pensada decisão de mudar de forma drástica a sua postura no mercado dos smartphones.
O próximo evento da Microsoft está para chegar em breve e nessa altura irá saber-se se a linha Lumia se vai manter no mercado ou se finalmente vamos ter acesso ao novo Surface Phone, que tantas vezes foi já falado.