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Microsoft: 250 milhões conversas do Apoio ao Cliente expostas na web

Um recente relatório divulgou que a Microsoft expôs perto de 250 milhões de registos e conversas, realizadas no Serviço de Apoio ao Cliente da empresa.

Numa altura em que se fala tanto de segurança e privacidade, esta não é uma notícia favorável para a Microsoft.


Sendo a Microsoft uma gigante da tecnologia, os seus clientes tendem a ter uma confiança sólida. No entanto, há agora informação de que a empresa de Redmond expôs online cerca de 250 milhões de conversas de Apoio ao Cliente (Costumer Service and Suporte – CSS).

Os dados expostos são registos e logs de conversas entre agentes de suporte da Microsoft e clientes de todo o Mundo. Estas conversas abrangem um período de 14 anos, isto é foram realizadas entre 2005 e dezembro de 2019.

 

As informações estavam acessíveis a qualquer pessoa

Os conteúdos expostos estavam ‘à mão de semear’, o que, por outras palavras, significa que qualquer pessoa com acesso à Internet, sem password nem qualquer género de autenticação, podia aceder-lhes.

Foi a equipa de pesquisa de segurança da Comparitech, liderada por Bob Diachenko, que descobriu 5 servidores Elasticsearch, os quais continham os 250 milhões de registos de Apoio ao Cliente.

Prontamente a equipa notificou a Microsoft que, no imediato, tomou medidas para proteger os dados e agradecer a Diachenko o alerta:

Agradecemos a Bob Diachenko por trabalhar em estreita colaboração connosco, para que possamos corrigir rapidamente essa configuração incorreta, analisar os dados e notificar os clientes conforme apropriado.

Eric Doerr, Diretor Geral na Microsoft Security Response Center

Dados ficaram expostos desde 28 de dezembro de 2019

Numa linha do tempo, verifica-se que foi a partir do dia 28 de dezembro de 2019 que os dados ficaram expostos, ou seja, dias antes de a Microsoft ser alertada pela equipa de Diachenko.

 

Reportei imediatamente à Microsoft e em 24 horas todos os servidores estavam protegidos. Aplaudo a equipa de suporte da MS pela capacidade de resposta rápida, apesar da véspera de Ano Novo.

Bob Diachenko

Bob Diachenko

Diachenko explica que a maioria das informações que continuam dados de identificação pessoal como, por exemplo, email, números de contrato e dados de pagamento, foram editadas. Contudo, havia vários registos com texto simples que incluíam:

Em suma, este é mais um exemplo de que até as grandes empresas, das quais se espera a maior segurança possível, também podem ter falhas. E estas, por conseguinte, podem levar a consequências delicadas.

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