Pplware

Já não é possível instalar o Office no Windows 10 pela loja da Microsoft

A loja de apps da Microsoft tem vindo a ganhar um cada vez maior destaque. É por aqui que os programadores começaram a disponibilizar as suas app e assim chegar a mais utilizadores.

Para lhe dar ainda mais foco, a própria Microsoft começou a alojar ali o seu software. O próprio Office estava disponível por esse meio, mas agora a empresa mudou de estratégia e removeu esta suite da sua loja.


A presença do Office na loja da Microsoft tinha, para muitos utilizadores, várias vantagens óbvias. Por essa razão, e para todos os que o utilizavam, esta era a forma mais usada para instalação.

Disponível na loja da Microsoft, era este canal privilegiado, principalmente por estar disponível em qualquer lado e a qualquer momento. A Microsoft terminou agora com este método, removendo da loja o acesso a estes instaladores.

Isto obriga os utilizadores a voltarem aos métodos tradicionais. Assim, agora volta a ser necessária a presença do suporte físico para quem precisa de tratar deste processo. O retrocesso é óbvio e pouco lógico, ainda para mais vindo da Microsoft.

A maior queixa que se tem ouvido está associada à forma como as apps têm de ser instaladas. Através da loja os utilizadores podiam escolher com detalhe quais as apps que queriam no seu PC e isso agora desaparece. Passam a ter de ser instaladas mais apps e com muitos mais extras desnecessários.

Outro problema revelado vem da impossibilidade de atualização que este método traz. Através da loja estas frequentes correções e melhorias surgiam automaticamente e sem necessidade de intervenção. Com o método tradicional, obriga a atualizações vindas de forma diferente, mais lenta e com outros problemas.

Esperava-se que a Microsoft fornecesse aos utilizadores uma justificação para esta nova alteração, mas até agora ainda não existe nenhum informação vinda da empresa de Redmond. Não se sabe também se este é um processo definitivo ou se existe algo que quando resolvido o possa desbloquear.

Exit mobile version