Pplware

Huawei e Microsoft juntas para melhorar tradução no Mate 10 Pro

O Huawei Mate 10 Pro foi anunciado no início da semana e, tal como seria de esperar de um topo de gama, traz algumas características e funcionalidades únicas. Uma das mais relevantes é o NPU que vem pela primeira vez incluído num smartphone e pretende tirar muito mais partido da Inteligência Artificial neste modelo.

De modo a explorar o máximo de capacidades que este NPU traz ao Mate 10 Pro, a Huawei acordou com a Microsoft o desenvolvimento do seu Tradutor para Android com o objetivo de este se interligar mais com a Inteligência Artificial.


A Inteligência Artificial é uma tecnologia em plena proliferação e por isso terá uma presença cada vez mais acentuada no nosso quotidiano. A Huawei, de forma a destacar o seu Mate 10 Pro da concorrência neste segmento com futuro, equipou-o com uma unidade de processamento (NPU) exclusivamente dedicada à Inteligência Artificial. Isto vai permitir que a Inteligência Artificial integrante do Mate 10 Pro seja muito mais avançada e que tenha uma margem de aprendizagem sobre o utilizador mais alargada.

Uma das aplicações dessa capacidade do Huawei Mate 10 Pro vai estar ao dispor do utilizador nas traduções. A Microsoft desenvolveu o seu Tradutor, na versão concebida para Android, com o propósito de evoluir e se adaptar ao utilizador utilizando os recursos da Inteligência Artificial.

Este projeto efetuado pela Microsoft não é propriamente recente; a empresa afirmou que tem vindo a desenvolver mecanismos de tradução usando Mecanismos Neurais de Tradução (NMT) há bastante tempo, mas a dificuldade prendia-se na inexistência de chips capazes de processar e executar isto em smartphones. Com o novo NPU da Huawei tudo isto passou a ser possível e é agora uma realidade.

Imaginemos que o utilizador viaja para um local onde a língua oficial não é do seu domínio. Muitas vezes a facilidade em se conectar à internet não é muita e nesses casos a única solução é recorrer à transferência de packs de idiomas que ficam armazenados no dispositivo, permitindo desta forma traduzir offline. Contudo, estes packs de tradução não são muito completos, naturais e eficazes quanto se esperaria que fossem.

É aqui que entra esta nova tecnologia da Microsoft concebida especialmente para os Mate 10 da Huawei. Com as capacidades dos Mecanismos Neuronais de Tradução, os utilizadores terão acesso ao melhor dos dois mundos, conseguindo desta forma uma tradução mais avançada e natural disponível no seu dispositivo sem a necessidade de ter uma conexão a internet.

A Microsoft afirma que esta nova capacidade do seu Tradutor para Android é 23% superior nas tarefas de tradução comparando com os melhores packs de idiomas offline, para além de ser 3x mais rápido a traduzir grandes trechos e ocupar menos 50% de memória no armazenamento do dispositivo.

Esta nova tecnologia de tradução usando mecanismos neurais da Microsoft está disponível em exclusivo para os Huawei Mate 10 e em 10 idiomas, entre os quais consta o português.

Exit mobile version