Na semana passada, o Windows 3.1 fez 26 anos e a data passou um pouco despercebida! Para muitos esta foi a primeira versão do Windows e para quem o usou certamente se lembrará de algumas ferramentas nativas que estavam presentes neste sistema operativo.
Recentemente, a Microsoft disponibilizou o código fonte do File Manager, que vinha com o Windows 3.0, e agora já o pode usar no Windows 10.
Já passaram uns bons anos (cerca de 28) mas, quem usou certamente se lembrará do Windows 3.0/3.1 e das suas ferramentas.
Uma dessas ferramentas era o File Manager que agora passou a ter o seu código fonte disponível. Depois do MS-DOS, foi com o File Manager que os utilizadores passaram a ter uma ferramenta gráfica para copiar, apagar, renomear ficheiros entre outras operações.
O código fonte do File Manager está agora disponível no GitHub sob a licença MIT e o mais interessante é que este gestor de ficheiros tem total suporte para o recente Windows 10.
Sobre o Windows 3.0
Quase 3 anos depois do lançamento da versão 2.03 do Windows, a 22 de Maio de 1990, é lançado o Windows versão 3.0!
Foi a mais bem sucedida versão do Windows naquela altura e foi também uma grande rival quer para o Macintosh da Apple quer para o Commodore Amiga, estes que iam já mais avançados na interface gráfica.
Mas que novidades trouxe esta versão nº 3.00.73? Saber mais aqui.