Há muito que se espera que a Microsoft apresente um dispositivo que a vai relançar no mercado dos dispositivos móveis. O Surface Phone é falado para ocupar esse lugar, sendo um equipamento completamente diferente e que vai provavelmente criar um novo nicho de mercado e arrasar a concorrência.
Novos rumores dão conta de que este cenário pode ter mudado e que a Microsoft está a trabalhar num novo dispositivo, com dois ecrãs e um tamanho maior que um smartphone.
O fim das propostas da Microsoft no campo dos smartphones veio mostrar que a marca precisa urgentemente de uma nova proposta nesta área. É aqui que entraria o Surface Phone, o famoso e muito falado novo telefone da marca, mas que teima em não surgir e nem dar provas da sua real existência.
As novas informações que surgiram mostram que provavelmente a Microsoft está a trabalhar noutra área e que tem, já para 2018, uma nova proposta que vai mudar o mercado.
Fala-se agora que a marca estará a criar um tablet, com ecrã dobrável e que fará uso do CSheel e do Windows Core OS, os novos elementos centrais do Windows 10. O seu nome será, internamente, Andromeda, que já temos ouvido falar como sendo um dos futuros elementos de convergência do Windows.
Este conceito que está a ser trabalhado esteve já em cima da mesa da Microsoft no passado recente, tendo sido abandonado mais tarde, provavelmente por haver sérias limitações no que o hardware poderia oferecer.
O foco deste novo equipamento será mesmo o ecrã duplo dobrável e uma aposta muito forte na utilização de uma caneta, não apenas para introduzir informação, mas também para gerir a interface e interagir com ela.
É também muito provável que o Andromeda se baseie já nos processadores ARM e na versão Windows com suporte para estes processadores, abrindo assim a porta para que se crie um novo nicho de mercado e para que os parceiros da Microsoft criem as suas versões, tal como fizeram com o Surface.
É ainda muito cedo para avançar com muito mais informação, mas os protótipos que a Microsoft registou recentemente mostram que o Andromeda poderá mesmo ser real e que em breve estará no mercado.
Depois de criarem uma área totalmente nova no mercado dos portáteis com o Surface em todas as suas vertentes, é agora a hora de criarem um tablet diferente do habitual e que será um verdadeiro caderno digital que permitirá uma interação natural.
O caminho dos smartphones estará fechado, com os esforços a concentrarem-se noutras áreas, e por isso a Microsoft precisa mesmo de um produto diferente e inovador para que se possa distinguir no mercado. É aqui que o Andromeda entra e que poderá mudar as regras do jogo.