Pplware

Saiba o que esperar do evento de hoje da Microsoft

Durante o dia de hoje a Microsoft vai realizar mais um dos seus eventos de apresentação de novos produtos. Entre rumores e certezas, esperam-se para hoje grandes novidades.

Do que tem vindo a ser falado, o que vai mesmo a Microsoft apresentar? É isso que vamos responder, com base o que é já conhecido.


Hoje vai ser um dia importante para a Microsoft. A empresa tem várias novidades para dar a conhecer, algumas delas vão marcar novas áreas de negócio para a empresa, que se deverá focar mais no ensino, procurando assim destronar a Google e os seus Chromebooks.

Mas há muito mais para ser conhecido e, com base no que tem vindo a público, este será um evento de muitas coisas novas, todas elas muito interessantes.

 

O novo Windows 10 Cloud

Esta é uma das mais importantes novidades já conhecida há algum tempo. O Windows 10 Cloud, ou Windows 10 S, terá sido criado como uma versão mais leve do sistema operativo da Microsoft.

A ideia do Windows 10 Cloud é combater diretamente o ChromeOS e os Chromebooks, abrindo assim a porta para a vertente de ensino, onde a Google domina de forma avassaladora.

Este será um SO com particularidades que já vimos antes, mas que a Microsoft agora melhorou. A dependência da loja de aplicações será total e apenas daí será possível obter aplicações.

A Microsoft deverá apresentar também já várias ofertas de parceiros, prontas a correr o Windows 10 Cloud.

 

A nova oferta de hardware da Microsoft

É também no campo do hardware que vão surgir novidades. Tomando por base o Windows 10 Cloud deverão surgir várias propostas. Ainda sem grande certeza, poderá surgir o herdeiro do modelo base do Surface, que há algum tempo não recebe qualquer atualização.

Este seria o “modelo base” para o novo ataque da Microsoft, definindo o padrão e quais os requisitos a serem usados nestes novos equipamentos. Do que se sabe, a Microsoft não elevou a fasquia e tornou opcionais alguns elementos, como a caneta e até o ecrã sensível ao toque.

Claro que várias outras propostas vão surgir dos muitos parceiros da Microsoft. Este ataque ao ensino deverá ser forte e, para isso, a criadora do Windows 10 tem de ter ofertas prontas.

 

O Office 2016 vai mudar

Por fim, e esta é uma necessidade que o Windows 10 Cloud vem criar, o Office 2016 deverá passar para a loja de aplicações do Windows. Para isso, teve de ser convertido numa aplicação Universal, provavelmente recorrendo ao projeto Centennial.

Existem várias provas de que esta migração vai acontecer, para além da óbvia necessidade. O Office estava presente no menu iniciar das primeiras versões do Windows 10 Cloud, levando para uma página em branco da loja de aplicações do Windows.

A sua chegada a esta loja vem também trazer duas melhorias. A primeira é a separação da suite de produtividade da Microsoft em diferentes aplicações e a segunda é o fim do processo de instalação, que nem sempre era simples.

 

O que não deve surgir neste evento

Para o fim, e não menos importante, fica o que não deve surgir neste evento. Os falados Surface Pro 5 e Surface Book 2 devem ficar de fora por agora. A Microsoft deverá preparar um evento dedicado a estas novidades.

O eternamente esperado e muito aguardado Surface Phone deverá novamente ficar de fora das opções da Microsoft. Ainda sem certeza de lançamento, será algo que naturalmente deverá ser apresentado na segunda metade do ano, isto claro, se realmente existir.

Exit mobile version