Pplware

Em 1980, a Microsoft lançou o seu primeiro hardware apenas compatível com a Apple

Sempre nos habituámos a ver algumas marcas como rivais no mundo tecnológico, mas a verdade é que muitas acabam por cooperar entre si em determinados aspetos ou momentos. Assim, para quem não sabe, no ano de 1980 a Microsoft lançou o seu primeiro hardware que apenas era compatível com a Apple. Em concreto, estamos a falar de uma placa que acabou por salvar o computador da maçã há 43 anos, a Z80 SoftCard.


Microsoft lançou em 1980 o seu 1.º hardware compatível apenas com a Apple

A Microsoft é conhecida especialmente pelo sistema operativo Windows e por várias outras soluções e serviços no ramo do software. Contudo, muitos devem desconhecer que a empresa de Washington fabricou hardware nos seus primeiros anos. Mais curioso ainda é que no ano de 1980, a empresa lançou o seu primeiro hardware que apenas era compatível com a Apple.

O equipamento foi uma placa de processamento designada Z80 SoftCard, criada então há 43 anos e lançada no dia 2 de abril de 1980, antes mesmo de a Microsoft, lançar o MS-DOS. Este hardware acabou por ser muito importante para o salvamento do antigo computador Apple II da empresa de Cupertino.

De acordo com uma publicação da revista Computerworld datada de outubro de 1980, a ideia desta placa surgiu sobretudo de Paul Allen, co-fundador da Microsoft juntamente com Bill Gates. Esta placa Z80 SoftCard usava um processador Zilog Z80 de 8 bits e oferecia uma velocidade de clock de 2.041 MHz, não havendo memória RAM na sua estrutura.

Notícia do lançamento da placa Z80 SoftCard da Microsoft em 1980 pela Computerworld.

Na época, apesar de o Apple II ser popular, não era capaz de executar vários programas orientados para funções de trabalho, pois o seu processador não era compatível com esses softwares. Por outro lado, o CPU Zilog Z80 oferecia compatibilidade com programas executados em CPUs Intel 8080 e, desta forma, Paul Allen acreditava que esta placa extra permitiria que o computador da maçã conseguisse executar o Microsoft BASIC, CP/M, entre outros. E não se enganou.

A placa foi lançada por 349 dólares, tornando-se num sucesso de vendas e no maior contributo para as receitas da Microsoft nesse ano.

Exit mobile version