Pplware

É difícil infectar máquinas com as últimas versões do Windows…

…pelo menos é o que diz o relatório da Microsoft

O sistema operativo da Microsoft sempre foi um dos principais alvos dos piratas informáticos. Primeiro porque é o que tem mais utilizadores à escala mundial mas também porque sempre foi um dos mais vulneráveis, pelos menos em versões mais antigas do sistema operativo.

Mas a gigante de Redmond tem vindo a evoluir o seu sistema nesta área e um relatório recente confirma que é difícil infectar máquinas com as últimas versões do Windows.

A informação está publicamente disponível no último Security Intelligence Report onde é possível rapidamente perceber que o Windows 8.1 é o que regista um menor nível de infecções de malware no geral.

O gráfico apresentado compara os valores do terceiro e quarto trimestre de 2014 e os resultados são relativamente bons em ambos os períodos (é normal que no segundo período os valores baixem pois são normalmente disponibilizadas actualizações de segurança).

Por outro lado, o “popular” Windows Vista continua a ser um dos mais frágeis no consumo doméstico assim como o Windows Server 2003 que é destinado ao segmento empresarial.

Mas como é feita a análise?

A informação é normalizada e os testes são feitos de igual modo para cada versão. Por exemplo, depois de se avaliarem 1000 máquinas com Windows 8.1 concluiu-se que no quarto semestre de 2014 apenas  1,3% forma infectadas. Já no caso do Windows Vista com SP2 o valor sobre para os 5.2%.

This data is normalized, meaning the infection rate for each version of Windows is calculated by comparing an equal number of computers per version; for example, comparing 1,000 Windows Vista Service Pack 2 (SP2) based systems to 1,000 Windows 8.1 based systems in the fourth quarter of 2014 we can see 5.2 Windows Vista based systems infected with malware compared to 1.3 Windows 8.1 systems infected.

Sendo a área da segurança de extrema importância, a Microsoft vai certamente elevar os níveis já no Windows 10 onde se esperam muitas novidades. Como sabemos a versão final do Windows 10 chega já no próximo Verão e pode ver já aqui se a sua máquina terá os requisitos mínimos.

Via SIR Volume 18: July 2014 to December 2014

Exit mobile version