Como revelamos recentemente, a próxima versão do Windows 10 vai reservar pelo menos 7GB para guardar atualizações. A Microsoft parece querer “mandar” no sistema dos utilizadores o que pode criar alguns inconvenientes.
Felizmente o próprio sistema operativo Windows permite que se desative esta reserva de espaço em disco…apesar de não ser um processo muito acessível. Saiba como o fazer.
Agora que sabemos que as futuras atualizações do Windows 10 irão reservar, no mínimo, 7 GB de espaço em disco rígido, é altura de procurar uma solução para quem pretender evitar tal ação.
Embora esta reserva de espaço em disco apenas aconteça atualmente para utilizadores inscritos no programa Insiders (Fast Ring), para breve estará disponível o lançamento público da nova versão 1903 do Windows 10 que trará tal novidade.
O problema é que nem todos os sistemas têm 7 GB de espaço disponível para reservar e, além disso, esse espaço pode ser utilizado para guardar informação do próprio utilizador.
Como desativar a reserva dos 7GB para atualizações
Para desativar tal “funcionalidade” do sistema basta abrir o registo do Windows e depois entrar em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ReserveManager. Em seguida ir a ShippedWithReserves e depois duplo clique na chave ShippedWithReserves. No valor mudem de 1 para 0.
Depois de realizada esta configuração, reiniciem o PC para que a reserva de espaço em disco seja desativada. Após reiniciar, podem validar a configuração indo a Definições > Armazenamento e verificar o espaço reservado em memória para atualizações.