Pplware

Creators Update reduziu em 39% as reclamações do Windows 10

Lançada a 11 de abril deste ano, a Creators Update é a mais recente versão do Windows 10 disponível para os utilizadores comuns. Atualmente já está presente na maioria dos dispositivos com Windows 10 e em breve será lançada a Fall Creators Update, no dia 17 de outubro.

A Creators Update trouxe muitas novidades e melhorias ao Windows 10, face à versão anterior, e a Microsoft vem agora a público referir que essas melhorias resultaram em menos 39% de reclamações e queixas por parte dos utilizadores.


Estas declarações da Microsoft acabam por ser um pouco óbvias, tendo em conta que uma nova versão será, à partida, melhor do que a que vem suceder.

Contudo, as melhorias que a Creators Update trouxe ao Windows 10 são notórias. Para além das novidades típicas que a Creators Update estreou, houve muitos progressos na fiabilidade e estabilidade geral do Windows 10, que lhe valeram o título de melhor versão do Windows 10 de sempre.

Duração de bateria

A Microsoft melhorou a duração da bateria dos dispositivos com Windows 10 na passagem da Anniversary Update para a Creators Update.

Uma funcionalidade estreada na Creators Update foi a inclusão de um modo que permite ajustar o nível de performance vs autonomia. Ou seja, dependendo das tarefas que o utilizador está a executar, o Windows 10 configurará a performance do dispositivo para garantir desta forma uma gestão da autonomia da bateria mais eficiente.

Por exemplo, se o utilizador estiver a jogar ou a executar software pesado, o sistema operativo irá colocar à disposição todo o poder que o hardware dispõe de modo a usufruir de uma experiência de utilização potente e fluida.

Por outro lado, se o utilizador estiver apenas a executar tarefas de produtividade simples, o sistema operativo poderá “castrar” a potência do hardware de modo a entregar uma autonomia superior. A Microsoft refere que, no Surface Pro 4, a inclusão desta funcionalidade resultou numa duração de bateria superior em 5%!

Para além desta nova funcionalidade, a Microsoft inseriu mais melhorias na gestão de bateria do Windows 10. Entre as quais destacam-se uma subida de 2,5 a 5% de autonomia aquando da visualização de conteúdos multimédia; uma melhoria de 17% no consumo de bateria ao navegar na internet usando o Edge e 40% no que toca à sincronização do e-mail em segundo plano.

Performance

Um dos aspetos mais relevantes e importantes num equipamento é, sem dúvida, a sua performance e a potência.

A Microsoft reduziu em 13% o tempo de arranque do Windows 10 com a Creators Update. O reconhecimento facial via Windows Hello está agora 30% mais rápido do que era na Anniversary Update. O carregamento e navegação de páginas web no Edge está uns incríveis 53% mais rápido! Para além destas melhorias, a Microsoft aprimorou pequenos pormenores do Windows 10, entre os quais a fluidez do Menu Iniciar e da Procura do Windows.

Fiabilidade e satisfação dos utilizadores

Como é expectável, o Windows 10, a cada versão que passa, está cada vez mais fiável e fidedigno. A Creators Update não é exceção e regista menos 39% de reclamações e pedidos de auxílio por parte dos utilizadores, face à versão anterior do Windows 10. Este é um trabalho mensal da Microsoft que, tipicamente, na segunda terça-feira de cada mês, lança uma atualização cumulativa para o Windows 10, que visa melhorar a estabilidade e utilização geral.

A Microsoft visa e reforça o apoio das OEM nestes resultados, conseguidos com a Creators Update.

Porém, a redução de 39% nas queixas por parte dos utilizadores poderá também advir da disponibilização mais conservadora da Creators Update face à Anniversary Update. Em período homólogo, a Anniversary Update tinha mais utilizadores ativos do que a Creators Update e isso poderá ter levado a uma redução dos pedidos de suporte, visto que há menos utilizadores ativos.

Segurança

A Microsoft não especifica quais as melhorias concretas, mas refere que houve progressos na segurança do Windows 10 com a Creators Update, nomeadamente na resistência a malware e a vírus. Para reforçar essa segurança do sistema operativo, a Microsoft recomenda aos utilizadores ter sempre instalada a última versão do Windows 10, incluindo as atualizações cumulativas mensais, que também trazem melhorias ao nível da segurança do sistema operativo.

Na conclusão do comunicado, a Microsoft agradeceu a todos os utilizadores do Windows 10 a sua contribuição para estes resultados, especialmente aqueles que reportam situações anómalas e sugerem novas funcionalidades, via Hub de Comentários ou através das plataformas do Programa Windows Insider.

Que opinião tem da Creators Update? Notou alguma diferença face à Anniversary Update no seu dispositivo? Partilhe a sua experiência nos comentários!

Exit mobile version