O Bing da Microsoft não é, de todo, o motor de pesquisa mais usado na Internet. O controlo e o domínio pertencem à Google, que ao longo dos anos marcou a sua posição no mercado. Ainda assim, e com a chegada da IA, o Bing cresceu e ganhou uma posição única no mercado. A prova disso chegou agora com novos números.
Bing ganha 40 milhões de utilizadores
A IA deu ao Bing uma capacidade única. Foi o primeiro motor de pesquisa a ganhar acesso a esta tecnologia e a permitir aos utilizadores interagirem, criando conteúdo. Claro que a concorrência acelerou o seu ritmo e rapidamente atingiu ofertas similares, ainda que longe do que a Microsoft oferece.
Com todos os seus recursos, o Bing rapidamente se tornou interessante para muitos e passou a ser um local de visitas diárias. Isso fez crescer o seu número de utilizadores e ganhou uma tração que nem sequer a Microsoft esperava ver de forma tão rápida.
Na última apresentação de resultados, a Microsoft revelou novos dados e garantiu que o Bing está com números muito acima do que tinha. O CEO Satya Nadella indicou que o Bing ultrapassou os 140 milhões de utilizadores ativos diários. Isto significa que a plataforma ganhou mais de 40 milhões de utilizadores ativos diários em mais de um ano, após ultrapassar 100 milhões de utilizadores ativos em março de 2023.
Before I get quoted as the original source for this: This was stated by Satya during the earnings call - it is in the transcript
— Michael Schechter (@mikeschechter) April 26, 2024
Microsoft foi ajudada pela IA e Copilot
Tal como aconteceu nos resultados líquidos da empresa, também no Bing há uma razão simples para estes novos valores. O CEO Satya Nadella indicou que a IA desempenhou um papel importante nestes novos números declarados e nos novos utilizadores que o Bing conquistou neste período.
No ano passado, a empresa anunciou que o Bing ultrapassou os 100 milhões de utilizadores ativos diários. Na altura, a Microsoft atribuiu parte desse sucesso ao lançamento e integração do Microsoft Copilot (Bing Chat) à sua plataforma.
Nos últimos meses, a Microsoft mudou a marca da maioria dos seus produtos, incluindo a mudança de nome de Bing Chat para Copilot e Bing Image Creator para Image Creator de Designer. Com esta presença e com toda a mudança, certamente que a base de utilizadores continuará a crescer.