A Inteligência Artificial parece ser uma aposta ganha, por parte da Microsoft. A empresa americana tem visto o seu valor de mercado crescer, atingindo a marca dos 3 biliões de dólares há apenas algumas semanas. O valor de fecho mais recente colocou a Microsoft nos 3,12 biliões de dólares, ultrapassando a Apple.
Apple ou Microsoft: quem vale mais?
São saltos temporários que têm levado as duas gigantes americanas da tecnologia a “lutar” pelo pódio da empresa com melhor valor de mercado bolsista.
A empresa, no passado mês de maio igualou a Apple, e hoje o seu valor já está ligeiramente por cima.
A Microsoft tornou-se assim a empresa mais valiosa do mundo e quebrou o valor recorde da Apple de 3,09 biliões de dólares, registado em 31 de julho de 2023.
O gráfico acima mostra claramente que a capitalização de muitas empresas de alta tecnologia tem vindo a crescer rapidamente nos últimos tempos. Por outro lado, a capitalização da “matéria-prima” Saudi Aramco está a diminuir, embora ainda ocupe com confiança o terceiro lugar na classificação mundial das empresas mais caras.
A Apple, com o Vision Pro, terá nos próximos meses, acreditando-se numa rápida expansão global, um cenário propício para voltar a subir a sua valorização, já que o dispositivo apenas foi lançado nos EUA e contribuiu para a valorização que marcou o verão passado.