Pplware

A Apple vai ultrapassar as vendas da Microsoft já em 2017

A Apple e a Microsoft sempre se bateram de forma acesa no mercado dos sistemas operativos. A vantagem tem sido para o lado da Microsoft e para o seu Windows, mas isto poderá mudar em breve.

Segundo as mais recentes previsões da Gartner, o mercado mudará já em 2017 e a Apple conseguirá ter vendas maiores que a Microsoft, no campo dos sistemas operativos.

Os números da Gartner são claros. O Windows tem dominado ao longo dos últimos anos, deixando a Apple, com o iOS e o macOS, em segundo lugar no número de dispositivos colocados no mercado. É uma posição natural e que se explica com a predominância do Windows em várias frentes.

 

O comportamento do mercado em 2016

Segundo os números apresentados em 2016, o Windows estava presente em 260 milhões de dispositivos dos 2,3 mil milhões colocados no mercado, o que representa 11,2% deste número. Por outro lado, a Apple, com o iOS e o macOS, conseguiram ter uma presença de 248 milhões de dispositivos, o que significou uma perda de 10% face ao ano anterior. A culpa desta quebra é maioritariamente fruto de uma quebra de vendas do iPhone ao longo do ano.

A análise mais recente mostra que o ano de 2017 trará uma inversão nesta posição. A Gartner calcula que a Apple crescerá, vencendo os números de vendas menos positivos e conseguindo pela primeira vez neste século, ultrapassar a Microsoft e o Windows.

 

Crescimento da Apple para os próximos anos

Os dados previstos para a Apple em 2017 mostram um crescimento de 8%, elevando o número de dispositivos para 268 milhões. Para 2018, esse crescimento abrandará, situando-se nos 3% e nos 276 milhões de dispositivos e manter-se-à estável em 2019, com o crescimento a ser também de 3%, elevando os dispositivos para 285 milhões.

Do lado da Microsoft, o cenário parece ser contrário. A Gartner antevê que os dispositivos com Windows diminuam neste ano e que se mantenham estagnados nos dois anos seguintes. O ano de 2017 verá o Windows presente em 252 milhões de dispositivos, o que representa uma quebra de 3%. Para 2018 o número será de 253 milhões de dispositivos, passando para 257 milhões em 2019.

A causa para esta mudança, segundo a Gartner, é a estagnação do mercado de computadores pessoais e o crescimento do mercado dos dispositivos móveis. Estas conclusões não são propriamente novidade, depois de tantas vezes se ter falado no declínio do mercado dos PCs e do espaço que os smartphones estavam a ocupar.

Exit mobile version