Com a pandemia a ferramentas como o Teams da Microsoft ganharam uma importância muito grande para o trabalho e para nos mantermos próximos. Com o tempo passaram a ser uma presença constante e até essencial para os utilizadores.
A Microsoft aproveitou este momento e deu ao Teams algumas melhorias, que eram já necessárias. Agora, e para aumentar a segurança, traz para as chamadas uma novidade. Estas passam a ser cifradas e a ficar longe de olhares alheios.
A Microsoft tem uma novidade para os seus serviços
Uma das grandes questões das ferramentas de comunicação é a segurança com que estas funcionam. Os utilizadores exigem que tudo seja cifrado e que não exista a possibilidade destas serem escutadas ou lidas por terceiros.
Assim e para garantir este ponto, a Microsoft preparou esta novidade para o Teams. Todas as chamadas deste serviço vão, em breve, passar a ser cifradas. Por agora falamos das chamadas entre 2 utilizadores, ficando de fora as dedicadas aos grupos.
Teams passa a ter as chamadas cifradas
Todas as chamadas que forem cifradas vão ter uma indicação clara na interface do Teams, para que seja fácil de identificar. Após ter sido anunciado já alguns meses, entra agora em produção, mas depende dos administradores para ficar ativa.
Curiosamente, e dentro da mesma organização, esta cifra nas chamadas entre utilizadores não existirá. Apenas nas que forem com utilizadores externos será aplicada a proteção adicional para esta comunicação.
Há funcionalidades que se perdem com esta segurança
Há que ter em consideração que esta cifra vai retirar algumas funcionalidades nas chamadas. Os utilizadores deixam de poder gravas as chamadas, ter legendas, transferir ou adicionar outros equipamentos e, naturalmente, adicionar outros utilizadores.
Esta novidade chegará dentro de dias numa atualização do Teams para a versão Windows e macOS. É sem qualquer dúvida uma melhoria que muitos agradecem, para assim aumentar a segurança e a privacidade dos utilizadores deste serviço da Microsoft.