Pplware

Microsoft diz ter 330 milhões de dispositivos ativos a usar o Edge

O Edge é a grande aposta da Microsoft no segmento dos browser. Lançado juntamente com o Windows 10, este browser tinha a difícil tarefa de suceder ao Internet Explorer e à fama herdada. No entanto, mostra ser um browser bem mais evoluído e aprimorado do que o Internet Explorer e tem recebido várias atualizações que trazem cada vez mais atributos para ser a escolha dos utilizadores.

Na edição deste ano do Microsoft Edge Web Summit, Charles Morris afirmou que o Edge é usado, mensalmente, em 330 milhões de dispositivos.


Comparando com os números apresentados na edição de 2016, o Edge mais do que duplicou a sua base de utilização, tendo em conta que no ano passado tinha sido anunciado que este era usado, mensalmente, em 150 milhões de dispositivos.

São números impressionantes e surpreendentes, mas as conclusões que retiramos destes resultados poderão ser um pouco falaciosas. Consideramos as fontes que afirmam existirem 1500 milhões de computadores ativos em todo o mundo.

Com um cálculo simples podemos conferir que o Edge é executado em cerca de um quinto, 22%, dos computadores em todo o mundo, independentemente do sistema operativo. Estes resultados acabam por contrastar com os divulgados mensalmente pelo NetMarketShare que afirmaram que o Edge tinha uma quota de utilização de 5,66%.

Não obstante, isto não significa dizer que os dados da Microsoft ou do NetMarketShare estejam errados. A diferença está na abordagem retirada desses dados.

A Microsoft afirma ter 330 milhões de dispositivos a usar o Edge, mensalmente, mas não especifica com que quantidade ou se este é o browser predefinido destes 330 milhões de dispositivos.

Ou seja, basta que um utilizador assíduo do Google Chrome ou do Mozilla Firefox abra um endereço no Microsoft Edge e já estará a ser usado nesta estatística da Microsoft. Convém também salientar que o Edge é usado como leitor de ficheiros PDF no Windows 10, fazendo com que estes 330 milhões de dispositivos ativos mensalmente façam ainda mais sentido.

Por outro lado, os dados do NetMarketShare são baseados na base e quota de utilização dos consumidores e por isso acaba por ser um meio mais fidedigno para comparar o sucesso comercial dos browser.

De qualquer modo, são resultados muito positivos para o Edge, atendendo a que duplicou o número de dispositivos ativos em cerca de um ano. Isto mostra que a Microsoft está no bom caminho no desenvolvimento do seu browser e receberá ainda mais novidades na próxima grande atualização do Windows 10, a Fall Creators Update que será lançada dia 17 de outubro.

Costuma usar o Microsoft Edge? Qual o veredicto da sua experiência e como o compara com a concorrência? Deixe a sua opinião nos comentários!

Exit mobile version