Longe vão os tempos em que o browser da Microsoft (o IE) era o Rei de um mercado com concorrentes pouco inovadores. A aposta da Google e da Mozilla começou a ser forte e, tal como se esperava, a browser Chrome derrubou o Internet Explorer (em Maio e 2016), mantendo-se actualmente como o browser mais popular.
Mas a taxa de abandono do IE e do Edge é preocupante! Conheça os dados de Setembro.
De acordo com a Net Application, são cada vez mais os utilizadores que abandonam os browser da Microsoft. Tal como se pode ver pelo gráfico seguinte, em Dezembro de 2015 o IE e o Edge era usados por cerca de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo, um valor que baixou para os 506 milhões de utilizadores em Setembro de 2016.
Comparativamente a Agosto de 2016, o IE e o Edge registaram em Setembro menos 33 milhões de utilizadores.
Se a tendência se mantiver, o IE + Edge irão perder cerca de 25% do mercado só num ano. Segundo informações da ComputerWorld, nenhum outro browser terá perdido tantos utilizadores tão rapidamente, com a excepção do Netscape Navigator na década de 90.
Apesar de todas as inovações, o Edge não tem conseguido atrair os utilizadores mesmo tendo características bastante interessantes. Segundo a própria Microsoft, o Edge é o melhor browser para vídeo e até consegue bater completamente o Chrome em testes de bateria… mas a verdade é que os utilizadores continuam a fugir dos browsers da Microsoft.