Tal como anunciado aqui, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o XMir, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc).
Depois da equipa do Xubuntu disponibilizar uma versão de testes do 13.10 já com XMir, Kevin Gun da Canonical anunciou recentemente o XMir para Ubuntu 13.10.
O XMir será o substituto do X-Window e X.org e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical).
Como experimentar já o XMir no Ubuntu 13.10?
A instalação do XMir no Ubuntu 13.10 é realtivamente simples, bastando para isso correr os seguintes dois comandos:
sudo apt-get install unity-system-compositor
sudo reboot
Esta ultima versão do XMir display server, traz já algumas funcionalidades interessantes, das quais se destacam:
- Suporte para xserver-xorg-video-intel
- Suporte para xserver-xorg-video-ati
- Suporte para xserver-xorg-video-nouveau
- Intel sna activo
- Funcional com o Unity 7
- Boa Performance
- Multi-monitor suportado
Todas as funcionalidades e limitações podem ser consultadas aqui
Enquanto a Canonical continua a trabalhar no XMir para estar totalmente compatível com a versão final do Ubuntu 13.10 outros projectos como o Kubuntu e Lubuntu mantêm a sua posição de não mudar para este novo servidor gráfico. Relativamente ao projecto Xubuntu, ainda este mês haverá uma tomada de decisão sobre a adopção do Xmir.