No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como, por exemplo, o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Hoje vamos conhecer o novo wattOS R10 que é baseado no Ubuntu 16.04.1 LTS.
Uma das questões mais frequentes que chegam ao Pplware é “…sou iniciante no mundo Linux… qual a distribuição que devo instalar?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos.
No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (uma distro com 50 MB) ou o Puppy, mas o WattOS cumpre também tais requisitos.
Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu que vem com o ambiente gráfico LXDE e é ideal para correr em máquinas com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… apesar de agora já existirem novas versões para Desktop).
Principais novidades do wattOS R10
- Baseada no Ubuntu 16.04.1 LTS
- Kernel 4.4.0-36
- Web Browser – Firefox 48.0
- Music Player – Lollypop 0.9.112
- Gestor de ficheiros – PCManFM 1.2.4
- Graphics/Picture editing – gThumb 3.4.3
- File-transfer – Filezilla 3.15.0.2
- Cliente BitTorrent – Transmission 2.84
- PDF viewer – Evince 3.18.2
- Firewall: Gufw (ufw firewall gui) 16.04.1
Como temos vindo a divulgar aqui, são muitas as distribuições Linux gratuitas que estão disponíveis para todos os cenários. O WattOS R10 é uma distribuição ideal para quem já está habituado ao Debian, mais concretamente ao Ubuntu, e pretende dar vida à sua máquina antiga que tem encostada lá por casa.
Experimentem e dêem-nos o vosso feedback. Eu fiquei maravilhado com o desempenho e “look and feel” desta distribuição.