Pplware

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (9)

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Hoje vamos conhecer os utilitários do Ubuntu.


Qualquer sistema operativo inclui sempre um conjunto de ferramentas que são designadas de Utilitários. No caso do Ubuntu não é exceção e hoje vamos conhecer quais as ferramentas que a Canonical inclui nesse pacote.

 

Utilitários do Ubuntu

Como podemos ver pela imagem seguinte, são várias as ferramentas que fazem parte da pasta Utilitários do Ubuntu. Além da Ajuda, existe uma ferramenta para captura de ecrã, para gestão de discos e partições, para inserção de caracteres (emojis), para gestão de fontes, gestão de palavras-passe, logs do sistema e ainda um visualizador de imagens.

Ferramenta para captura de ecrã

A ferramenta para captura de ecrã inclui as funcionalidades básicas. O utilizador pode fazer uma simples captura de todo o ecrã, da janela ou então de uma área específica. Pode ainda definir um valor para o tempo de espera até que a captura seja realizada. Uma característica interessante é a possibilidade de não incluir o ponteiro do rato nas capturas.

Inserção de caracteres (emojis)

Uma ferramenta cada vez mais completa e habitual nos sistemas são os smiles/emojis. Os Emojis estão cada vez mais presentes nos nossos sistemas e plataformas. A moda destes “bonecos” parece ter pegado e hoje são usados para tudo e mais alguma coisa.

Gestor de discos

Tal como acontece com outros sistemas, o Ubuntu também tem um gestor gráfico de discos e partições. O utilizador pode, a partir desta ferramenta, saber facilmente informações sobre o disco e visualizar o número e tamanho de partições.

Gestor de palavras-passe

Outra das ferramentas que passou a integrar os sistemas operativos são os gestores de palavra-passe. De uma forma centralizada e segura, todas as credenciais são mantidas no sistema e podem ser usadas de forma mais simples (garantindo sempre, obviamente, a segurança das mesmas).

Registos do sistema

Os registos/logs são das coisas mais importantes em qualquer sistema. É a partir desta informação que conseguimos saber e perceber tudo o que aconteceu no sistema, quem se autenticou no mesmo, etc. É verdade que a apresentação destes logs no Ubuntu não tem a melhor interface, mas há ferramentas de terceiros que podemos usar. Basta procurar na loja de aplicações do Ubuntu – ver aqui.

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.

Exit mobile version