Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.
Hoje vamos conhecer o Monitor do sistema.
Monitor do Sistema do Ubuntu
O Monitor do Sistema permite-nos saber o estado da nossa máquina ao nível do CPU, da memória RAM e da rede. É também possível saber quanto é que cada processo (app em execução) está a consumir de memória RAM, CPU assim como ao nível dos recursos da rede.
Processos
Para visualizar todos os processos que estão em execução no sistema podemos usar na shell o comando «ps» (process-statistics). No entanto, essa informação pode também ser visualizada através do monitor do sistema, no separador Processos.
Para cada processo (app em execução), podemos ver as propriedades, mapas de memória, ficheiros abertos e podemos até alterar a prioridade. Podemos ainda parar, terminar ou matar o processo.
Recursos
Quer saber como está o CPU da sua máquina? E como está a memória RAM e memória Swap? Essa informação e o histórico da rede podem ser visualizados no separador Recursos do Monitor do Sistema.
Sistema de ficheiros
Por fim, se quer ter uma visão de como está o seu disco, em termos de sistema de ficheiros, basta que aceda ao separador Sistema de Ficheiros. Nesse separador pode visualizar, de forma muito intuitiva, a ocupação de cada diretório.
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.
Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.