Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Minte mais recentemente o Deepin.
Hoje vamos aprender como atualizar o sistema.
Atualizações
Qualquer que seja a distribuição Linux, é importante que esta esteja sempre atualizada. Atualmente as distribuições mais evoluídas, como é o caso do Linux Ubuntu, oferecem mecanismos e interfaces gráficas simples para proceder a atualização do sistema e até do software instalado.
Para tal basta que procurem por Atualizações.
Depois de carregar em atualizações a ferramenta contacta de imediato os servidores configurados/registado para obter a lista de atualizações mais recente.
Dentro da ferramenta Atualizações são várias a opções disponíveis. Podemos, por exemplo, indicar quando pretendemos que o sistema faça as atualizações, avisar quando existe uma nova versão do Ubuntu, configurar fontes de software, Drivers adicionais, etc.
No separador “Ubuntu Software” podemos indicar, por exemplo, que apenas pretendemos transferir software disponível em servidores em Portugal.
Depois das atualizações estarem disponíveis, atualizar o sistema é tão simples como carregar em Instalar agora. Fácil não é?
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.
Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.