Na semana passada apresentamos dois artigos que ensinam a instalar e configurar um serviço de FTP no CentOS (ver artigos relacionados), mais concretamente o vsftpd. Como administrador de uma rede informática, já referi em vários artigos que a distribuição Linux CentOS é a minha de eleita para implementar os populares serviço de suporte a uma rede de dados (ex. DHCP, DNS, HTTP, etc).
Hoje vamos aprender a configurar o servidor Web Apache no CentOS.
Pessoalmente considero que as distribuições GNU/Linux têm as características perfeitas para implementar serviços de rede. As configurações dos serviços são normalmente realizadas em ficheiros, podemos gerir/controlar facilmente qualquer serviço remotamente usando por exemplo SSH e o backups das configurações é também algo simples de implementar.
Apesar de existirem muitos serviços Web disponíveis gratuitamente, o Apache continua a ser o mais popular e flexível.
Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCoolque na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas impressionante, deste o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e etc.
Como instalar o Apache no CentOS?
A instalação do Apache no CentOS é algo relativamente simples. Para isso basta abrirem o terminal e inserir o seguinte comando:
yum install httpd
Depois de instalado, o serviço pode ser iniciado através do comando:
/etc/init.d/httpd start
Para verificar se o serviço está a correr correctamente, abram o browser na própria máquina e insiram o endereço http://localhost
Por omissão, no CentOS a directoria por omissão para colocar sites é em /var/www/html. Relativamente à configuração do Apache (será abordado em próximos artigos), o ficheiro principal de configuração encontra-se em /etc/httpd/conf/httpd.conf
Caso pretendam que o serviço inicie automaticamente após reiniciarem a máquina no runlevel 3 ou 5 (Saber mais sobre RunLevels aqui) devem executar o comando:
chkconfig --levels 235 httpd on
Esperamos que este artigo vos seja útil e prometemos num próximo tutorial explicar algumas configurações que são possíveis de realizar no Apache. Lembrem-se que o Apache é simplesmente um dos mais poderosos servidores Web. Se tiverem algumás duvidas ou sugestões, não se esqueçam de as deixar nos comentários.