Já pensou ter o Ubuntu sem Linux? Parece ser uma afirmação estranha mas tal é possível graças ao novo projecto UbuntuBSD que combina o Kernel FreeBSD com as ferramentas presentes num Ubuntu “tradicional”.
Vamos conhecer melhor esta nova distribuição que pode ser uma alternativa ao Windows e a outros sistemas operativos.
A maioria das distribuições que apresentamos no Pplware têm o popular kernel Linux. Mas, tal como acontece por exemplo com os ambientes gráficos de trabalho, é possível trocar o kernel da distribuição (apesar de não existirem assim tantas alternativas).
O projecto UbuntuBSD substitui o kernel Linux pelo Kernel FreeBSD, com o objectivo de garantir a melhor estabilidade e performance do sistema. Quem quiser experimentar o UbuntuBSD, basta que o descarregue do Source Forge apesar de actualmente ainda estar apenas disponível na versão beta.
Usar o UbuntuBSD significa que o utilizador passa na mesma a dispor das ferramentas de uma distribuição Ubuntu normal, tem na mesma suporte para PPAs e ficheiros .deb. No entanto, uma vez que esta distribuição tem Kernel FreeBSD, o sistema tem também suporte para o sistema de ficheiros ZFS, suporte para FreeBSD jail, etc.
A versão que está disponível é baseada no Ubuntu 15.10 Wily Werewolf e no kernel FreeBSD 10. O ambiente gráfico disponível é o Xfce.