O Ubuntu Touch, o sistema operativo da Canonical para dispositivos móveis, foi lançado oficialmente aquando do lançamento do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander (já lá vai bastante tempo).
Como é sabido, a espanhola BQ e a chinesa Meizu serão as primeiras empresas a disponibilizar smartphones com o sistema operativo da Canonical e espera-se que este cheguem já em 2015.
Uma das “novidades” do Ubuntu Touch é a possibilidade das aplicações correrem em janelas flutuantes.
O Ubuntu Touch tem actualmente suporte oficial para o Google Nexus 4, o Nexus 7 2013 WiFi e para o Nexus 10. No entanto existe também já suporte não oficial para muitos outros dispositivos – ver aqui.
Tal como acontece normalmente no iOS e Android, as aplicações são executadas em full-screen. No entanto, o programador Michael Zanetti explicou como é possível redimensionar e re-posicionar apps no Ubuntu Touch.
Para experimentar tal funcionalidade, basta que tenha um smartphone ou tablet com o Ubuntu Touch e um PC com o Ubuntu 15.04 Vivid Vervet (já com o Unity8).
Depois via abd, basta executar o seguinte comando:
gsettings set com.canonical.Unity8 usage-mode Windowed
Para voltar ao modo normal, basta executar o seguinte comando:
gsettings set com.canonical.Unity8 usage-mode Staged
Tal funcionalidade ainda está em produção mas espera-se que passe a ser transparente para o utilizador (tal como acontece no PC). É esta uma funcionalidade interessante nos dispositivos móveis?