Com a falha dos processadores a afetar quase todos os computadores em funcionamento, é normal que os sistemas operativos procurem proteger os seus utilizadores.
Depois de vermos a Microsoft a ter problemas graves com a sua atualização, surgem agora relatos do mesmo, mas desta vez no Ubuntu. Também aqui as máquinas estão a ter problemas em arrancar o sistema operativo.
A quase totalidade dos sistemas operativos tem já lançadas as necessárias atualizações para mitigar os problemas Meltdown e Spectre, que afetam a quase totalidade dos processadores modernos.
Os problemas da atualização do Ubuntu
No Ubuntu essas surgiram com a atualização do Kernel para a versão 4.4.0-108, mas muitos utilizadores queixam-se que esta nova versão tem falhas e está a causar problemas no arranque, deixando as máquinas inutilizadas.
Após estes relatos surgiram mais duas novas atualizações do Kernel, a 4.4.109 e a 4.4.0.109.114, mas os problemas parecem continuar presentes em muitos utilizadores e a impedir o funcionamento.
A solução para o problema no Ubuntu
Por agora, e segundo os relatos disponíveis, a única solução encontrada está no regresso à versão anterior do Kernel, mas deixando os utilizadores expostos às falhas Meltdown e Spectre.
Depois dos problemas que surgiram com a atualização do Windows, em que os PCs com processadores AMD tinham dificuldades em carregar o Windows, este problema passa agora para o Ubuntu.
Curiosamente, neste caso concreto, os processadores AMD parecem estar imunes ao problema da atualização, estando esta falha no arranque associada apenas aos processadores Intel.