O Ubuntu é sem duvida a distribuição Linux mais popular do mundo. No entanto, há quem não goste da interface Unity e instale outros ambientes gráficos ou simplesmente abandona esta distribuição e opta por uma variante.
Hoje, seguindo o lançamento do novo Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet) foi também disponibilizada a primeira versão oficial final do Ubuntu Mate 15.04.
A variante Ubuntu Mate já existe há algum tempo mas só recentemente foi “oficial” pela canonical. Esta nova versão traz um conjunto vasto de inovações, incluindo novas aplicações, novos temas e muito mais.
Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Linux Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3. Uma das principais novidades do Ubuntu Mate 15.04 é o facto de trazer o MATE Tweak instalado por omissão. Esta pequena aplicação permite agora, de uma forma muito simples, mudar entre o Compiz e o Marco sem a necessidade de reiniciar o sistema.
Além do MATE Tweak , esta versão vem também com o MATE Menu, Totem (que substitui o VLC), Plank (a doca do elementary OS), Tilda, Folder Color, LightDM GTK+ Greeter Settings (uma ferramenta que permite personalizar o login screen), etc.
Tal como o Ubuntu 15.04, o Ubuntu Mate 15.04 vem com o :
- Linux Kernel 3.19.0
- Xorg server 1.17.1
- PulseAudio 6.0
- Rhythmbox 3.1
- systemd 219 (De referir que o systemd vem por omissão nesta distribuição)
- Entre outras novidades, ver aqui
De referir ainda que esta nova versão traz suporte para o Raspberry Pi 2 e para o PowerPC.