O MySQL é, muito provavelmente, o sistema de gestão de base de dados (SGBD) mais usado em todo o mundo, estando disponível em várias versões e para diferentes sistemas operativos. Por outro lado, o MariaDB (que é fork do MySQL) tem tido um crescimento fantástico.
Hoje vamos aprender como podem instalar o gestor de base de dados MariaDB no novo Ubuntu 20.04.
O que é o MariaDB?
O MariaDB é um SGBD (Sistema de Gestão de Base de Dados) de código aberto que oferece muitas das funcionalidades do MySQL. O MariaDB, que hoje tem uma quota de mercado bastante interessante e foi desenvolvido pelo criador original do MySQL, Michael “Monty” Widenius, em conjunto com a comunidade de programadores que sempre acompanharam o trabalho de Monty.
1) Como instalar o MariaDB no Ubuntu 20.04 LTS?
A instalação deste SGBD no Ubuntu 20.04 LTS é algo bastante simples. Para tal basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install mariadb-server
2) Configuração do MariaDB
Depois de instalado o SGBD, devemos proceder à sua configuração no que diz respeito à segurança. Para tal devemos usar o seguinte comando:
sudo mysql_secure_installation
Durante o processo deveremos indicar:
- Que não pretendemos acesso com o utilizador remoto
- Queremos apagar as bases de dados de teste
- Não pretendemos acesso remotamente
- Pretendemos definir password de acesso
sudo systemctl restart mariadb
Para verificar se está tudo operacional, podemos usar o comando mysqladmin da seguinte forma:
sudo mysqladmin version
O resultado deverá ser algo do tipo:
E está feito! A utilização deste sistema de gestão de base de dados poderemos ensinar em outros artigos. Por agora tratem da instalação e da configuração deste Sistema de Gestão de Base de Dados. Além do MariaDB existem outros como é o caso do PostgreSQL ou do próprio MySQL.