Pplware

Ubuntu 17.10 – 5 novas funcionalidades

A 13 de Abril de 2017, a Canonical, empresa que suporta e atualiza o Sistema Operativo Ubuntu (distribuição de Linux) lançou a versão 17.04 (“Zesty Zapus”) do Sistema Operativo. Desde então, os utilizadores têm esperado ansiosamente pela versão 17.10 (“Artful Aardvark”).

Segundo os rumores que têm circulado pela Internet, a nova versão chegará ao público recheada de novidades a 19 de outubro de 2017 e hoje damos-lhe a conhecer 5 das funcionalidades esperadas mais interessantes.


1. “Wayland” está a caminho com a versão 17.10

Wayland é um novo Protocolo que permite fazer composição de imagem a três dimensões (3D) e irá substituir o Protocolo X.org que, até então, utilizava apenas uma extensão que permitia este tipo de operações. Esta nova ferramenta assume que um Ambiente de Trabalho em 3D está a ser utilizado, não necessitando assim de transferir estas capacidades para uma Framework em 2D. No entanto, o Protocolo X não será posto de lado, será mantido por razões de compatibilidade para versões mais antigas do Ubuntu.

Para descansar os nossos leitores, foi assegurado que não será necessário fazer rewrite a quaisquer Drivers de vídeo. Esta ferramenta será opção Padrão no Ubuntu 17.10.

 

2. GNOME será opção Padrão

GNOME (acrónimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre que dá ênfase à simplicidade e usabilidade a nível de Ambiente de Trabalho. Ubuntu 17.10 irá usar GNOME como opção padrão para o Ambiente de Trabalho. Já é utilizado em várias distribuições de Linux como, por exemplo, Fedora e segundo os rumores mencionados acima deverá estar incluído na atualização de outubro do Ubuntu.

 

3. Os botões de controlo de janela passarão para a direita

No Ubuntu 17.10 os botões de controlo de janela passarão novamente para a direita. Digo “novamente” porque foram movidos pela primeira vez para a esquerda em 2010. Sendo que o Unity não será a Opção Padrão a nível de Ambiente de Trabalho na nova versão de Ubuntu, não há nenhuma razão aparente para que continuem onde estão. No entanto, quem realmente prefere os botões de controlo de janela à esquerda poderá movê-los facilmente.

 

4. A versão 17.10 do Ubuntu terá uma Dock

Dado que GNOME será a opção padrão na versão 17.10 do Ubuntu, o Unity deixará de ser usado. Mas a Canonical não pretende atirar milhões de utilizadores de Ubuntu para o desconhecido. Por isso, será incluída uma Dock para substituir o “Launcher” a que os utilizadores estão habituados.

Esperemos que todos os utilizadores se consigam adaptar facilmente a esta mudança que, sem dúvida, irá alterar a forma de utilização do sistema operativo.

 

5. Melhor suporte para colunas Bluetooth

Atualmente, usar colunas emparelhadas por Bluetooth causa um certo incómodo aos utilizadores porque, de cada vez que se utilizam, é necessário ir às definições e mudar a fonte de áudio. Mas isso vai mudar com a chegada da próxima atualização. A partir de outubro, a mudança será feita de forma automática quando se liga a coluna.

 

Conclusão

Nem todas as alterações serão do agrado dos utilizadores mas é necessário acreditar que, de alguma forma, as mudanças irão melhorar a experiência de utilização do Ubuntu. Pessoalmente, aguardo com expectativa a chegada do GNOME ao Ubuntu. No entanto, estou receoso quanto à nova Dock. Em outubro será possível analisar e tirar conclusões relativamente a todas as mudanças.

Exit mobile version