Pplware

Ubuntu 14.04 LTS – Navegue escondido na Internet

Muito se tem falado sobre segurança informática, em concreto sobre a privacidade dos utilizadores na rede. Edward Snowden deu a conhecer ao mundo o mega sistema de ciberespionagem americano, o PRISM, e desde são muitos os utilizadores que ocultam a sua identidade na Internet.

Para quem pretender navegar na Internet sem deixar rasto, o Tor Browser Bundle é sem duvida a solução mais credível.

Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossas privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade.

Para quem precisa ocultar todo, ou quase todo, este tipo de informação, o Tor Browser Bundle é uma sugestão que deve ser considerada como uma grande mais valia para adicionar à lista de software favorito – com a grande vantagem de ser totalmente gratuito. Em resumidas palavras, a aplicação conta com uma rede de servidores virtuais que nos permitem fazer as nossas sessões de navegação anónimas. O Tor disponibiliza um conjunto de regras e algoritmos que encaminha a comunicação através de vários servidores no mundo inteiro, tornando todo o tráfego aleatório e que torna o rastreio da fonte uma tarefa quase impossível. Saiba mais aqui

Como instalar o Tor Browser Bundle?

Para quem pretender instalar o Tor Browser Bundle via PPA, basta que escolha a arquitectura do seu sistema e use os seguintes comandos:

[32 bits]

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor
sudo apt-get update
sudo apt-get install tor-browser
sudo chown $USER -Rv /usr/bin/tor-browser/

[64 bits]

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/tor64
sudo apt-get update
sudo apt-get install tor-browser
sudo chown $USER -Rv /usr/bin/tor-browser/

Depois de instalado, basta procurar na dash por Tor Browser.

Em seguida o utilizador deverá escolher que tipo de acesso tem a Internet. Para este artigo escolhermos a primeira opção, uma vez que não temos uma ligação com mecanismos de filtragem (ex. proxies)…a ligação é directa.

Depois é só aguardar alguns segundos até que a ligação seja estabelecida com a rede TOR.

E está feito. A partir deste momento podemos navegar na rede, sem que a nossa informação fique registada.

Através do Tor Browser Bundle podemos criar uma nova identidade “virtual” sempre que pretendermos, protegermos-nos contra os sistema de cookies, visualizar e alterar configurações do proxy, etc.

Como podem ver pela imagem seguinte, acedendo a um site que nos dê, por exemplo, informação sobre a nossa ligação, o resultado corresponde a um outro endereço público (que não o real), assim como o nome da máquina, Sistema Operativo, etc.

O Tor Browser Bundle está disponível para Windows, Linux e MacOS. Para quem pretender saber mais sobre esta fantástica ferramenta anti-ciberespionagem, basta que leia o nosso artigo “Tor Browser Bundle, navegar na Net de forma anónima”. Experimentem.

Homepage: Tor Project

Exit mobile version