Pplware

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander – Desktop Perfeito (I)

Foi no passado dia 17/10 que chegou o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Esta nova versão traz algumas novidade e apresenta uma performance incrível.

Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, actualizar o sistema, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux.

Hoje deixamos 5 dicas para o novíssimo Ubuntu 13.10  Saucy Salamander.

1) Instalar drivers adicionais

Nos dias de hoje o Ubuntu traz já nativamente suporte para uma variedade de hardware. Tal suporte é normalmente suportado por drivers open-source mas é também possível tirar partido dos drivers proprietários.

Para instalar e activar drivers proprietários basta ir à ferramenta Software & Updates e escolher os drivers que pretende instalar/activar. De referir que quem tem problemas com as placas gráficas, pode aqui encontrar a solução.

2) Instalar codecs

Depois de desaparecimento do repositório Medibuntu, que era um repositório que mantinha pacotes um conjunto de pacotes que não vinham incluídos no Ubuntu, devido às mais diversas questões legais (ver aqui)….é necessário arranjar uma solução que vem com o próprio Ubuntu.

Para activar o suporte a vários formatos de áudio e vídeo basta procurar no Ubuntu Software Center por Ubuntu Restricted extras

3) Configure as contas das redes sociais

Facebook, Flickr, Twitter, Google Talk, AIM Gmail e muitos mais serviços podem agora ser facilmente configurados numa única interface.Para isso basta procurar na Dash por Online Accounts e configurar as contas que pretendermos.

Para quem quiser instalar via terminal, basta usar o comando:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

4) Instale o Unity Tweak Tool

O Unity Tweak Tool é uma ferramenta que tem como principal objectivo a personalização do Ubuntu, disponibilizando um conjunto de Tweaks para o Unity, System, Windows Management e Appearance. Com esta ferramenta pode facilmente personalizar todo o sistema, deixando-o ao seu gosto. O Unity Tweak Tool não é uma ferramenta nativa, devendo o utilizador instalá-la a partir do Ubuntu Software Center.

5) Instalar o Adobe Flash Player

Apesar de todas as controvérsias que têm surgido na blogosfera sobre o Flash, este continua a ser um must have em qualquer browser, para que possamos ter acesso aos conteúdos de determinados serviços. Para ter suporte para o Flash no Ubuntu 13.10 basta que execute o seguinte comando:

sudo apt-get install flashplugin-installer gsfonts-x11

A parte II deste tutorial será realizada com base nas vossas dicas e com mais algumas que ja temos prontas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Ubuntu e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil (ahh…prometemos que colocamos o nome no artigo de quer nos deixar umas dicas).

Exit mobile version