Ubuntu 10.04 LTS – Sai Google entra YAHOO
Segundo Rick Spencer, um dos gestores da equipa que desenvolve o Ubuntu Desktop, o Ubuntu 10.04 LTS – Lucid Lynx terá por omissão o motor de busca YAHOO. O anuncio foi realizado através de um pequeno artigo na lista de desenvolvimento do Ubuntu (ver aqui). Tal escolha tem como base um acordo de partilha de receitas entre a gigante YAHOO e a Canonical,permitindo à Canonical contratar programadores a tempo inteiro para o projecto ainda melhor desenvolvimento do Ubuntu, segundo afirmou Rick Spencer.
No entanto, esta alteração não significa que a Google não poderá fazer parte das escolhas do utilizador. A diferença apenas se reflecte na pagina definida por omissão no browser Firefox, ou seja, passara a ser a da YAHOO, sendo que qualquer utilizador poderá alterar essa configuração.
Será esta uma escolha acertada? Quem ganhará com esta parceria: YAHOO ou Canonical?
Artigos Relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Desde que seja para melhorar ainda mais o Ubuntu tudo bem!
é bom que nao seja tudo amén à google.
Nada de mais! Apenas perdemos uns segundos a configurar o google como página principal do firefox. xD
Mas isso é somente para firefox no linux?
Ou melhor, no ubuntu. Pelos vistos é so em ubuntu!
isso muda-se, não há crise 😛
e é a tal cena, se for para melhorar o ubuntu, ando desejoso por ter o meu ubuntu instalado outra vez…
A google também não podia ter tudo não é, eheh 🙂
Como motor de busca…. a monopolista google é a melhor.
Tendo em consideração de que o Ubuntu mesmo sendo um dos SO linux mais usados, não atinge nem de longe nem de perto uma taxa de utilização que se aproxime da apple ou microsoft, acho que é obvio quem ganha com este acordo.
No entanto é nas pequenas coisas que se chega longe e é uma excelente estratégia esta da Yahoo. As guerras ganham-se nas pequenas batalhas.
é obvio q isto é positivo.. é sempre mais algum € q entra para a canonical.. n custa nada dps o user alterar a homepage para o google se assim o quiser.. no final quem beneficia sao os utilizadores desta distro q tiram ao dispor um SO com uma equipe de devs mais recheada.
cumps!
tou a usar o google chrome no ubuntu k e mng rápido e estavel.. por isso a mim nao me afecta
A mim não me “aquenta” nem “arrefenta”. Rapidamente se configura o browser que queremos para usar o motor de busca que preferimos.
Nunca fui fã do Yahoo, mesmo desde os velhos tempos em que havia 3 ou 4 opções. Nessa altura era fiel ao Altavista. Lembram-se? 😉
a yahoo deve ter pago para isto acontecer 😛
Está bastante claro no texto: «Tal escolha tem como base um acordo de partilha de receitas entre a gigante YAHOO e a Canonical, permitindo à Canonical contratar programadores a tempo inteiro para o projecto ainda melhor desenvolvimento do Ubuntu, segundo afirmou Rick Spencer.»
Mas não me causa qualquer repulsa. Só para lembrar que a Canonical OFERECE 100% de borla os CDs do Ubuntu, nem portes do correio cobra! Chegam a nossa casa totalmente gratuitos (tenho quase todos). E isso é obra, enviar para todo o mundo!!!
Tão linda a garota da foto, quase esqueci de ler o artigo.
uhm..n percebi como se aplica um motor de pesquisa por default a um sistema operativo…
É-me indiferente. Agora uso o Chrome no Ubuntu, pois o Firefox é uma lentidão!…
Além disso, se isso irá beneficiar o desenvolvimento do Ubuntu, força!
Mas é interessante…. no Ubuntu o Firefox introduz como motor predefinido o parceiro comercial da Microsoft… ainda vamos ver a Microsoft como principal financiadora do Firefox!!!!
Mais tarde ou mais cedo, o Firefox em Windows introduz o Bing como motor principal para as pesquisas 😀
Visto desse prisma, até estou interessado em ver no que consiste mesmo o acordo entre estas entidades.
Temos a Yahoo a “patrocinar” o Ubuntu, o que leva a contratação de novos programadores…E a Microsoft com acordo com a Yahoo…
Mas o Firefox é um mero programa no meio disto…Penso eu de que…
vamos la ver agora como o yahoo vai se comportar.
Eu escrevi um artigo sobre os 3 maiores motores de busca (Bing, Yahoo! e Google) sobre a melhor busca. o Yahoo! fica em 2º lugar, a frente do Google e atrás do Bing. Ou seja, essa mudança, mesmo que não seja significativa para mutios, vai ser uma melhor escolha. Mais aqui no Brasil, o Yahoo! tem dois buscadores, o Search e o Cadê?. Alguém sabe com qual dos doois vão vir na versão PT/BR?
Henrique estou com essa duvida também, se esse acordo se concretizar e o 10.04 vir com o Yahoo! como buscador padrão do firefox, acho que será o search mesmo (pelo menos no começo).
Agora outra duvida, o Google paga muito bem para a Fundação Mozilla para deixar o google como buscador padrão, se a Canonical mudar do Google para o Yahoo!, será não tem problema não?? ou não tem nada a ver?