Foi há cerca de dois anos que a gigante de Cupertino apresentou a linguagem de programação Swift. Criada inicialmente para iOS e OSX a Apple decidiu torná-la uma open source estando actualmente disponível também para Linux.
Hoje vamos aprender como podemos criar um simples programa em Swift usando o GNU/Linux como sistema operativo.
O que é o Swift?
Lançada em 2014, o swift tinha como objectivo ser uma linguagem mais acessível a novos developers para iOS e OS X e que pretendia colmatar algumas limitações do C e do Objective C, nomeadamente as restrições de compatibilidade encontradas no C. Adoptou padrões seguros de programação e adicionou características modernas para tornar a programação mais fácil, mais flexível e mais divertida.
O que é necessário instalar?
Para poderem começar a programar em Swift no Linux devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) Obter o swift
O Swift está actualmente disponível para plataformas Apple e Linux aqui. Para este tutorial usamos como sistema base o Ubuntu 15.10. Para obter a respectiva versão basta que executem o seguinte comando:
wget https://swift.org/builds/ubuntu1510/swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b/swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b-ubuntu15.10.tar.gz
Passo 2) Descompactar
Depois de obter o snapshot basta que o descompactem:
tar -zxvf swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b-ubuntu15.10.tar.gz
Passo 3) Adicionar o directório do swift à variável de ambiente PATH
export PATH=/home/pplware/swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b-ubuntu15.10/usr/bin:"${PATH}"
Nota: No nosso caso a pasta descompactada do swift está dentro de /home/pplware
Passo 4) Instalar dependências (opcional)
Por fim é necessário instalar algumas dependências caso o sistema informe que estão em falta.
sudo apt-get install git cmake ninja-build clang uuid-dev libicu-dev icu-devtools libbsd-dev libedit-dev libxml2-dev libsqlite3-dev swig libpython-dev libncurses5-dev pkg-config
Primeiro programa em Swift
Se o swift estiver bem instalado, conforme os passos apresentados anteriormente, basta que executem o comando swift para iniciar o compilador.
Vamos agora correr duas instruções: A primeira é o tradicional Hello World e a segunda é uma conta de somar (15+5).
Experimentem agora criar um ficheiro com o nome app.swift com o seguinte conteúdo:
Para executar o código anterior basta usar o comando
swift app.swift
E está feito! Agora é hora de aprenderem a programar para swift para desenvolverem as vossas próprias aplicações. Se alguém quiser colaborar nesta rúbrica, ensinando a desenvolver programas básicos, podem contar com todo o nosso apoio.