Pplware

Tutorial: Começar a programar em Swift no Linux

Foi há cerca de dois anos que a gigante de Cupertino apresentou a linguagem de programação Swift. Criada inicialmente para iOS e OSX a Apple decidiu torná-la uma open source estando actualmente disponível também para Linux.

Hoje vamos aprender como podemos criar um simples programa em Swift usando o GNU/Linux como sistema operativo.

O que é o Swift?

Lançada em 2014, o swift tinha como objectivo ser uma linguagem mais acessível a novos developers para iOS e OS X e que pretendia colmatar algumas limitações do C e do Objective C, nomeadamente as restrições de compatibilidade encontradas no C. Adoptou padrões seguros de programação e adicionou características modernas para tornar a programação mais fácil, mais flexível e mais divertida.

O que é necessário instalar?

Para poderem começar a programar em Swift no Linux devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Obter o swift

O Swift está actualmente disponível para plataformas Apple e Linux aqui. Para este tutorial usamos como sistema base o Ubuntu 15.10. Para obter a respectiva versão basta que executem o seguinte comando:

wget https://swift.org/builds/ubuntu1510/swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b/swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b-ubuntu15.10.tar.gz
Passo 2) Descompactar

Depois de obter o snapshot basta que o descompactem:

tar -zxvf swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b-ubuntu15.10.tar.gz

Passo 3) Adicionar o directório do swift à variável de ambiente PATH

export PATH=/home/pplware/swift-2.2-SNAPSHOT-2015-12-01-b-ubuntu15.10/usr/bin:"${PATH}"

Nota: No nosso caso a pasta descompactada do swift está dentro de /home/pplware

Passo 4) Instalar dependências (opcional)

Por fim é necessário instalar algumas dependências caso o sistema informe que estão em falta.

sudo apt-get install git cmake ninja-build clang uuid-dev libicu-dev icu-devtools libbsd-dev libedit-dev libxml2-dev libsqlite3-dev swig libpython-dev libncurses5-dev pkg-config

Primeiro programa em Swift

Se o swift estiver bem instalado, conforme os passos apresentados anteriormente, basta que executem o comando swift para iniciar o compilador.

Vamos agora correr duas instruções: A primeira é o tradicional Hello World e a segunda é uma conta de somar (15+5).

Experimentem agora criar um ficheiro com o nome app.swift com o seguinte conteúdo:

Para executar o código anterior basta usar o comando

swift app.swift

E está feito! Agora é hora de aprenderem a programar para swift para desenvolverem as vossas próprias aplicações. Se alguém quiser colaborar nesta rúbrica, ensinando a desenvolver programas básicos, podem contar com todo o nosso apoio.

Exit mobile version