Pplware

TOP 12 distribuições Linux de 2013 (Parte I)

Em 2012 o Pplware analisou cerca de 25 distribuições Linux (ver aqui).  Em plena recta final de 2013, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e chegamos a um TOP 12.Todas têm características únicas, todas evoluíram e todas podem ser uma excelente alternativa a outros sistemas operativos proprietários. Aqui fica a primeira parte do nosso TOP 12 distribuições Linux de 2013!

1) Pear Linux 8

O Pear Linux é uma distribuição Linux de origem francesa. O objectivo/missão desta distribuição, que se  assemelha muito à distribuição elementary OS é oferecer um sistema completo e produtivo, ao estilo do MacOS X, mas numa vertente open source.


Homepage: PearOS

2) elementary OS Luna

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.


Homepage: elementary OS Luna 0.2

3) Manjaro Linux

Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux.  Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponível a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).


Homepage: Manjaro Linux

4) PinguyOS 13.10

Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.

Mas, isso é nas histórias…. Na vida real há centenas de distribuições de Linux que jamais existiriam se realmente fosse assim. De entre elas, algumas atingiram níveis elevadíssimos de simplicidade de uso, como o PinguyOS.


Homepage: PinguyOS 13.10

5) Linux Deepin 2013

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, que agora usa o Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.

Esta distribuição é de origem chinesa, mas está também disponível em inglês. A primeiro vez que se entra neste Deepin a sensação é de ….liberdade!


Homepage: Linux Deepin 2013

6) openSUSE 13.1

O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das distribuições Linux mais usadas o openSUSE. Este projecto tem como objectivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores e mais populares ferramentas de trabalho.


Homepage: OpenSuse 13.1

O Pear Linux 8 foi para nós a distribuição que mais gostamos de analisar. Trata-se de uma distribuição com um design muito bonito, elegante, com uma performance fantástica e com uma facilidade notável de interacção com o utilizador.

Que distribuições Linux gostariam de ver analisadas em 2014?

Exit mobile version