O Windows não é sistema para supercomputadores!
Pelo quinto ano consecutivo, o Tianhe-2 aka Milky Way-2, o supercomputador criado pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, na cidade de Changsha (China) , mantém-se líder no TOP 500 dos computadores mais poderosos do mundo.
O Tianhe-2 tem uma performance de 33.86 petaflops (mil biliões de cálculos por segundo) e obviamente tem como sistema operativo o Linux.
Não há surpresas! O Linux continua a dominar por completo o segmento dos supercomputadores. De acordo com dados recentes, no TOP 500 existem 486 máquinas que correr Linux apesar do número de máquinas com Linux presentes no TOP ter descido de 76,7% para 71.8%(referente a 2014). Com Windows apenas existe uma máquina.
Relativamente ao TOP 10, como referimos, o o Tianhe-2 continua líder com quase o dobro de performance comparativamente ao “Cray Titan” dos Estados Unidos (que é usado no Laboratório de Energia Nacional), que está na segunda posição. O Sequoia (que já ocupou a primeira posição) encontra-se actualmente no terceiro lugar e tem também quase metade da potencia do Tianhe-2.
Comparativamente a 2014, há uma entrada nova, o Shaheen II. Esta super máquina está na Arabia Saudita ao serviço da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) . A sua capacidade de cálculo é de 5,536 petaflops o que lhe garante a sétima posição. Os Estados Unidos lideram os países com mais máquinas super potentes, tendo actualmente 233 supercomputadores.
No que diz respeito às empresas, a HP é a grande líder com 178 máquinas. Segue-se a IBM com 11 e o terceiro lugar pertence à Cray.
Via: top500.org