Surface Pro está a venda a partir de amanha a partir de $899
Hoje em dia quando se fala em instalar uma distribuição Linux em sistemas com o Windows Pré-Instalado são muitos os problemas que se levantam. A Microsoft justifica-se que o uso dos mecanismos de segurança UEFI/boot seguro têm como objectivo principal a própria segurança do sistema contra ataques de de bootkit, tempos de boot mais elevados e suporte a um conjunto de novas funcionalidades.
Do outro lado os responsáveis por vários projectos OpenSource/Linux referem que a Microsoft pretende de certa forma restringir a instalação de novos sistemas Operativos.
E nos tablets Surface da Microsoft, será que o utilizador pode correr Linux? A resposta é sim!
Durante uma sessão do popular AMAA (Ask me almost anything) que se realizou recentemente na plataforma de conteúdos Reddit, Panos Panay, vice-presidente da Microsoft e elementos da equipa de engenharia do Surface responderam a um conjunto de duvidas relativamente ao Surface, versão PRO. Uma das questões colocadas pelo utilizador Nygmatic foi se o novo tablet da Microsoft permite desactivar o boot seguro para que se possam instalar, por exemplo, distribuições Linux.
Em resposta os elementos da Microsoft afirmaram que é possível desactivar tal funcionalidade, como em qualquer máquina com o Windows 8, permitindo assim a instalação de distribuições Linux. No entanto, tal apenas se aplica ao Surface Pro já que o Surface RT apenas está limitado ao WIndows.
De referir que o Surface PRO tem as seguintes características:
- Sistema Operativo: Windows 8 Pro
- Processador: Intel Ivy Bridge Core i5
- Peso: 903 g
- Espessura: 13.5 mm
- Ecrã: 10.6” ClearType Full HD Display
- Consumo: 42 W-h
- Conectividade: microSDXC, USB 3.0, Mini DisplayPort Video, Antena 2×2 MIMO
- Câmara: frontal e traseira
- Interface: Touch Cover, Type Cover, Pen with Palm Block
- Capa: VaporMg Case & Stand
- Capacidade: 64 GB ou 128 GB
A resposta entusiasmou os amantes do Linux que assim vêm a possibilidade de correr o seu sistema operativo num tablet que irá marcar certamente a diferença no seu segmento. De referir que o Surface Pro está a venda a partir de amanha a partir de $899 (saber mais aqui)
Consideram que esta possibilidade de correr o Linux irá aumentar as vendas do Surface?