Pplware

Samsung mostrou finalmente o Linux a correr num Note8

Os smartphones são cada vez mais um computador de bolso, no seu literal significado. Além de fornecerem as mais variadas ferramentas de trabalho, estes são também equipamentos repletos de aplicações e sistemas de diversão. Este potencial está a mudar a forma como estes dispositivos são utilizados no dia-a-dia.

Prova disso é a chegada do Dex da Samsung, este dispositivo facilita o novo conceito de PC de bolso. Podemos agora ver essa realidade com a chegada do Linux ao Note8 e à Dex. Mostramos um exemplo de uma versão funcional do Linux neste poderoso equipamento.


Ainda está longe de ser uma versão final, mas a Samsung mostrou já qual vai ser uma das possibilidades futuras da Dex e dos seus smartphones. Com esta doca, um teclado e um monitor passaremos a ter acesso a um desktop completo e num sistema operativo que todos conhecem.

Já antes a Samsung tinha mostrado vontade de dar aos utilizadores a possibilidade de terem acesso a um sistema operativo mais potente e com capacidade para correr ferramentas até agora inacessíveis. O processamento necessário existia, a plataforma é que não estava preparada.

Do que se pode ver deste primeiro vídeo da Samsung, tudo passará pelo lançamento de uma app que irá colocar o Ubuntu, ou outra distribuição Linux, acessível e pronto a usar, neste caso com o Eclipse para programação.

Esta ideia não é recente, mas tem tido uma atenção especial da Samsung, que agora mostrou que está cada vez mais perto de conseguir trazer o Linux para o Dex e para os seus smartphones, dando assim mais uma escolha para os utilizadores.

Todos os que quiserem testar esta novidade só precisam de ter um Galaxy S8 ou um Note 8 e uma doca Dex. O programa de testes está aberto e devem inscrever-se para, em breve, receberem a primeira versão. A inscrição é feita neste site.

Ainda não é uma solução nativa e 100% perfeita, mas é a primeira abordagem para um sistema que dará acesso a tudo o que o Linux tem para oferecer, tendo a vantagem de dar ao utilizador a possibilidade de escolha da distribuição que quer usar.

Exit mobile version