…com apenas 170 MB
Como sabemos, actualmente existem diversas diversos sistemas operativos com os mais diferentes objectivos. Uns são mais populares em determinados países, outras mais direccionadas para a investigação, outros para o utilizador…enfim, há para todos os gostos.
Depois de o apresentarmos em 2011, hoje vamos a dar destaque ao ReactOS, um SO capaz de substituir o Windows XP.
Para quem não sabe, o ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.
Tal como o Windows, o ReactOS oferece diversas funcionalidades que permitem ao utilizador controlar facilmente o ambiente do seu sistemas. Está disponível, por exemplo, um gestor de serviços, uma interface de configuração do sistema
O ReactOS traz também um cliente para Remote Desktop, o tradicional Explorer para gestão de ficheiros e directórios e até um gestor de periféricos.
Além das funcionalidades já apresentadas, está também disponível um gestor de aplicações, onde podemos facilmente instalar as aplicações que mais usamos, como por exemplo, o browser, players de musica, clientes FTP, OpenOffice, Notepad++,etc
Quer experimentar o ReactOS?
Quando apresentamos uma distribuição, surge normalmente a questão de qual a forma mais simples para testar a mesma. Actualmente, em especial as distribuições Linux disponibilizam uma versão LiveCD, que permite ao utilizador usar a distribuição sem a instalar. Para isso basta gravar o .iso para um CD/DVD ou criar uma penUSB com boot.
Um dos métodos que eu pessoalmente considero ainda mais práticos, é a criação de uma máquina virtual (no vmware ou virtualBox) e assim podemos explorar a distribuição. O projecto ReactOS disponibiliza já as máquinas virtuais para vmware ou virtualBox pré-compiladas. Que mais falta?
O projecto ReactOS conta ainda com uma grande comunidade de utilizadores e muita informação disponível no site do projecto.