Pplware

Raspberry Pi em casa? Como aceder ao equipamento do exterior

Comprou um Raspberry PI, ligou-o à rede da sua casa, mas agora quer aceder-lhe do exterior e não sabe muito bem o que fazer? Nós ajudámos! Atualmente, existem várias formas que vão desde um simples redirecionamento de portos lógicos, instalação de serviços, como o TeamViewer, ou simplesmente associando o Raspberry PI ao endereço público do router MEO.

Hoje ensinamos como podem associar o endereço público do router MEO (FiberGateway) ao Raspberry PI em menos de 5 segundos.


Antes de passarmos à configuração propriamente dita, só lembrar a diferença entre um IP público e um IP privado.

IP público vs IP privado

Basicamente, as máquina, quando estão ligadas em rede, possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4, normalmente, ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Relativamente a endereços IP, existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Quanto a endereços privados, estes  não nos permitem acesso direto à Internet, no entanto, esse acesso é possível, mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público. Saber mais aqui.

Porquê atribuir um IP público a um dispositivo?

A resposta a esta questão depende daquilo que pretendemos. Basicamente, ao associar o endereço público da FiberGateway da MEO a um dispositivo (ex. PC, smartphone, tablet), esse dispositivo passa a ficar alcançável  “diretamente” a partir de qualquer lugar da Internet. São muitas as vantagens de tal configuração, mas também devemos ter em conta que a partir desse momento o dispositivo fica exposto para além da nossa rede privada. Tenha atenção às credenciais configuradas no mini PC.

Como associar o endereço público do router ao Raspberry Pi?

Para acederem à página de administração da FiberGateway devem, a partir de um PC ligado a rede MEO, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). Para começar devem saber o endereço IP atribuído ao Raspberry PI. Para tal carregar em LAN.

Em seguida Dispositivos e registem o endereço IP do Raspberry PI.

Depois de saberem o endereço IP do Raspberry PI, carreguem em Segurança.

E em seguida carregar em editar na secção Firewall e DMZ e carregar em ativar DMZ.

Por fim, indiquem o endereço IP do Raspberry PI. E está feito.

Como testar?

Para testar se está tudo operacional, podemos, aceder ao site o meu ip para saber o IP publico associado à nossa ligação e depois testar (através de um ping ou então se tiver um site no equipamento também pode testar).

E está feito. Como viram o processo é muito simples e rápido de configurar. Não se esqueçam de mudar as credenciais que vêm por omissão no Raspberry PI. De referir que ao configurarem a funcionalidade de DMZ para um dispositivo, este fica exposto na internet.

Todos os serviços que estejam em execução (tendo a eles associados portos lógicos de comunicação) no equipamento ficam expostos publicamente. Para quem pretendem apenas permitir a comunicação para determinados portos de comunicação devem usar a funcionalidade de Port Forwarding. Há, obviamente outras soluções, como, por exemplo, VPN, mas que não é suportada nativamente no equipamento da operadora. Podem, no entanto, transformar o Raspberry PI num servidor de VPN – ver aqui.

Exit mobile version