Pplware

Quer privacidade? Deixe o Windows ou o macOS e use o Tails (2)

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Manjaro, depois o Mint e o Deepin e recentemente apresentamos com mais detalhe o popular Ubuntu.

Hoje vamos ensinar, passo a passo, como podem executar o Linux Tails a partir do VirtualBox.


O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.

Como executar o Linux Tails?

Pré-Requisitos

Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:

Para executarem o Linux Tails a partir do VirtualBox o processo é relativamente simples. Depois de iniciarem a máquina virtual e indicarem a ISO, devem selecionar a opção Tails.

Em seguida devem indicar o Idioma e Região. Caso pretendam definir uma password ou proceder a configurações de rede carreguem no botão ‘+’. Para executar o Tails carreguem em Iniciar Tails.

Não precisa de fazer mais nada, pois bastam estes passos para que tenha o Tails em execução no Virtualbox. Ao contrário de outras distribuições, o Tails é uma distribuição puramente Live. Além do Virtualbox, o utilizador pode facilmente criar uma Pen USB com este sistema usando, por exemplo, o Rufus.

Num próximo tutorial vamos mostrar quais as ferramentas principais que estão disponíveis neste sistema.

Leia também…

Exit mobile version