Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Minte o Deepin e recentemente apresentamos com mais detalhe o popular Ubuntu.
O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.
O Tails traz consigo várias aplicações para a Internet, que vêm já pré-configuradas com um conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet. Destaque para o facto de vir já com o Tor Browser.
O Tails está disponível em versão Live CD/DVD/USB, permitindo assim que possa ser usada sem a necessidade de ser instalada num dispositivo de armazenamento persistente (ex. Disco rígido).
Novidades do Tails 3.10.1
- Várias vulnerabilidades resolvidas
- Tor Browser 8.0.3
- Thunderbird 60.2.1
- Várias correções ao nível do VeraCrypt
- Pequenas alterações ao nível da interface
- Pode saber todas as novidades desta versão aqui.
Esta distribuição tornou-se bastante conhecida por causa de Edward Snowden, o famoso fugitivo norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) que referiu usar esta distribuição Linux por questões de privacidade.
Num próximo artigo desta rúbrica iremos ensinar, passo a passo, a instalar o Tails. Para começar podem já fazer o download na última versão no link que disponibilizamos a seguir.