Pplware

Personalize a Prompt de comandos da Bash no Linux

A linha de comandos dos sistemas UNIX é algo incrivelmente poderosa que qualquer um pode experimentar e aprender. Basta dispensar algum tempo para experimentar tudo aquilo que existe à disposição.

Deixamos um desafio: será que se atreve a escrever umas linhas de comando? Vá, nós ajudamos.


Logo aqui num primeiro encontro… pode ser um bocado assustador. Em primeiro lugar porque os utilizadores assumem que é necessário ter imenso conhecimento técnico para a começar a utilizar e em segundo lugar devido ao seu aspeto, que pode parecer pouco convidativo, por isso deixamos uma imagem “amigável”, convidativa, a entrar nesta publicação. Vai ver que não dói nada!

No artigo de hoje vamos ajudá-lo a melhorar o aspeto da prompt da sua linha de comandos de modo a que fique um pouco mais ao seu gosto. Venha conhecer as 3 dicas fantásticas que lhe vamos dar a conhecer.

 

A Bash…

A Bash é um poderoso interpretador de comandos que permite a interação entre o utilizador e o sistema operativo. Atualmente, é mantida pelo famoso projeto GNU e pode ser encontrada na maioria das distribuições Linux e sistemas baseados em UNIX.

Para além de ser uma ferramenta extremamente eficiente, a Bash é também altamente personalizável e, por isso, é muito usada no mundo da programação e em projetos de gestão de software. Para além disso, permite automatizar tarefas no seu computador, tornando tarefas que podem ser aborrecidas em algo extremamente rápido e simples.

 

As variáveis da Bash…

Para modificar a aparência da Prompt é necessário modificar certos valores que estão guardados nas variáveis da Bash, nomeadamente PS1, PS2, PS3 e PS4. No entanto, para manter as coisas simples, neste pequeno tutorial só é necessário utilizar a variável PS1.

Para consultar o conteúdo presente na variável PS1 corra o comando:

echo $PS1

 

 

1- Modificar o texto da prompt

Alterar o que aparece na linha de comandos quando o interpretador está a espera de um novo comando pode ser algo bastante divertido e interessante para impressionar os seus amigos. É possível remover ou acrescentar vários pormenores ao seu gosto, de modo a tornar esta ferramenta mais pessoal.

Experimente algo engraçado como:

PS1=”ilovepplware: ”

Outro pormenor bastante interessante e que também pode adicionar à prompt é a data e a hora. Para isso deve experimentar executar o comando:

PS1="[ \d \t \u ] $ "

Algo bastante útil para o ajudar no seu dia-a-dia é fazer com que a prompt mostre sempre o diretório atual. Nunca se sabe quando pode estar perdido na sua árvore de ficheiros e desta forma não necessita de correr comandos adicionais.

Para fazer esta alteração basta escrever o comando:

PS1="[ \d \t \u\w ] $ "

Claro que estes são apenas alguns exemplos, mas pode ir muito mais além no nível de personalização da prompt.

 

2 – Dê outra cor à Prompt…

A cor e o visual são características que atribuem imensa personalidade a tudo o que nos rodeia. E na prompt, algo tão pessoal, também é possível alterar as cores.

Para fazer esta modificação é necessário correr o comando:

PS1="\e[0;31m[\u@\h \W]\$ \e[m "

Mas o que significam todos estes parênteses?

Bem, na verdade, é bem mais simples do que aquilo que parece.

Breve lista de cores:

Nota: Pode substituir o 0 por 1 de modo a obter uma cor mais clara.

 

3 – Tornar as alterações permanentes

A Prompt da Shell modificada através da variável PS1 é apenas temporário, isto é, se abrir um novo terminal todas as alterações serão perdidas. Para guardar permanentemente todas as funcionalidades extra que fomos acrescentando ao longo deste tutorial é necessário adicionar os comandos ao ficheiro “.bashrc”.

Para abrir o ficheiro escreva na linha de comandos:

nano .bashrc

Posicione-se no final e adicione o texto:

PS1="\e[0;31m[\d \t \u\w ] $ \e[m “
Export PS1

Para guardar as alterações faça: ctr+o Enter ctr+x

E execute o comando:

source .bashrc

Assim, deverá ter conseguido guardar as alterações permanentemente. Se abrir um novo terminal verá que as alterações se mantêm.

 

Conclusão

Estas são apenas algumas das imensas dicas que ainda queremos vir a partilhar com os nossos leitores. Esperemos que tenha considerado este tutorial bastante útil e que, de alguma forma, o ajude no seu dia-a-dia.

 

Leia também:

Exit mobile version